Publicidade

Correio Braziliense

Pequenos e Médios Empresários brasileiros estão menos confiantes

Resultado é do Índice de Confiança do Pequeno e Médio Negócio (IC-PMN), do Insper, teve queda de 3,09%, no terceiro trimestre, somando 68,46 pontos


postado em 17/07/2018 11:27

A confiança dos empresários de pequeno e médio porte no Brasil teve queda de 3,09% no terceiro trimestre de 2018 em relação aos três meses imediatamente anteriores, conforme dados do Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN), atingindo 68,46 pontos no período. O indicador é elaborado pelo Centro de Estudos em Negócios do Insper com apoio do Santander.

“A reversão da evolução positiva da confiança dos empresários registrada nos dois trimestres anteriores, na nossa avaliação, foi consequência principalmente dos eventos registrados em maio (greve dos caminhoneiros e seus desdobramentos). Será necessário mais tempo para avaliar se os efeitos desses eventos serão apenas temporários ou de natureza mais duradoura, disse, em nota, Gino Olivares, professor do Insper e pesquisador responsável pelo IC-PMN.

O Nordeste registrou o maior recuo entre as regiões nacionais pesquisadas, com queda 7,86%  no índice de confiança. Já o Centro-Oeste apresentou variação positiva de 0,73%. As regiões Sul, Norte e Sudeste registraram retração de 6,39%, de 6,11% e de 0,10%, respectivamente.

Na análise por quesitos, o item Economia sofreu retração de 6,50%, Investimento obteve  queda de 3,63% e Lucro mostrou baixa de 2,38%. Os quesitos faturamento e empregados recuaram 2,16% e 0,40%.

A confiança dos empresários da Indústria mostrou um recuo de 6,52%. No segmento de Serviços, houve queda de 5,83%, no de Comércio, uma leve retração de 0,51%.

Os dados do IC-PMN foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1.356 pequenos e médios empresários nacionais dos setores da indústria, comércio e serviços. A margem de erro do índice é de 1,4% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade