Economia

Pequenos e Médios Empresários brasileiros estão menos confiantes

Resultado é do Índice de Confiança do Pequeno e Médio Negócio (IC-PMN), do Insper, teve queda de 3,09%, no terceiro trimestre, somando 68,46 pontos

Rosana Hessel
postado em 17/07/2018 11:27
A confiança dos empresários de pequeno e médio porte no Brasil teve queda de 3,09% no terceiro trimestre de 2018 em relação aos três meses imediatamente anteriores, conforme dados do Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN), atingindo 68,46 pontos no período. O indicador é elaborado pelo Centro de Estudos em Negócios do Insper com apoio do Santander.

;A reversão da evolução positiva da confiança dos empresários registrada nos dois trimestres anteriores, na nossa avaliação, foi consequência principalmente dos eventos registrados em maio (greve dos caminhoneiros e seus desdobramentos). Será necessário mais tempo para avaliar se os efeitos desses eventos serão apenas temporários ou de natureza mais duradoura, disse, em nota, Gino Olivares, professor do Insper e pesquisador responsável pelo IC-PMN.

O Nordeste registrou o maior recuo entre as regiões nacionais pesquisadas, com queda 7,86% no índice de confiança. Já o Centro-Oeste apresentou variação positiva de 0,73%. As regiões Sul, Norte e Sudeste registraram retração de 6,39%, de 6,11% e de 0,10%, respectivamente.

Na análise por quesitos, o item Economia sofreu retração de 6,50%, Investimento obteve queda de 3,63% e Lucro mostrou baixa de 2,38%. Os quesitos faturamento e empregados recuaram 2,16% e 0,40%.

A confiança dos empresários da Indústria mostrou um recuo de 6,52%. No segmento de Serviços, houve queda de 5,83%, no de Comércio, uma leve retração de 0,51%.

Os dados do IC-PMN foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1.356 pequenos e médios empresários nacionais dos setores da indústria, comércio e serviços. A margem de erro do índice é de 1,4% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação