Economia

UE prepara contramedidas se EUA sobretaxarem veículos europeus

Os europeus já aumentaram, em 22 de junho, suas tarifas em uma lista de produtos americanos, como jeans, uísque bourbon ou cigarro, em resposta à decisão de Washington de impor pesadas taxas ao alumínio e aço europeus

Agência France-Presse
postado em 19/07/2018 07:24
Bruxelas, Bélgica - A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmstr;m, advertiu, nesta quinta-feira (19/7), que a União Europeia (UE) prepara uma lista de produtos americanos para taxar, caso os Estados Unidos cumpram sua ameaça e aumentem os tarifas para veículos europeus.

"Estamos preparando junto aos Estados-membros [da UE] uma lista de medidas de reequilíbrio (...) e deixamos isso claro para nossos sócios americanos", afirmou Malmstr;m durante uma entrevista coletiva no German Marshall Fund, em Bruxelas.

"Sobre o aço e o alumínio, o mundo enfrenta desafios inegáveis como resultado da sobrecapacidade global (...), mas movimentos similares nos carros seriam desastrosos", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Os europeus já aumentaram, em 22 de junho, suas tarifas em uma lista de produtos americanos, como jeans, uísque bourbon ou cigarro, em resposta à decisão de Washington de impor pesadas taxas ao alumínio e aço europeus.

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou, então, tomar medidas similares aos veículos europeus, medida que afetaria especialmente a primeira economia da zona euro, a Alemanha, na mira dos EUA por seu excedente comercial.

"As medidas tarifárias sobre os automóveis não são desejáveis, nem estão justificadas", disse a comissária, classificando-as de "desastrosas" e de "movimento ilegal para ganhar influência nas negociações comerciais".

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deve viajar em 25 de julho para se reunir com Trump, com o objetivo de desativar as tensões comerciais entre UE e Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação