Economia

96,1% dos brasileiros ainda fazem compras com dinheiro

Segundo o comércio, os pagamentos em dinheiro representam 50% do faturamento, contra 55% em 2013

Antônio Temóteo - Enviado Especial
postado em 19/07/2018 12:21
Segundo o comércio, os pagamentos em dinheiro representam 50% do faturamento, contra 55% em 2013
O dinheiro em espécie ainda é o meio de pagamento mais usado pela população e 96,1% dos brasileiros declararam que usam cédulas para fazer compras ou quitar os boletos. Além disso, 51,5% dos entrevistados usam cartão de débito e 45,5% de débito. Os dados fazem da pesquisa ;O brasileiro e sua relação com o dinheiro;, divulgada pelo Banco Central (BC).

A pesquisa ainda mostra que para compras de até R$ 10, 87,9% preferem usar dinheiro. Esse índice diminui com pagamentos de maior valor. Para desembolsos de mais de R$ 500, 42,6% prefere cartão de crédito. No comércio, 75,8% dos estabelecimentos aceitam pagamentos no débito e 74,1% no crédito. Apenas 16,3% aceitam cheques.

Segundo o comércio, os pagamentos em dinheiro representam 50% do faturamento, contra 55% em 2013. O cartão de débito aumentou de 14% para 20% sua fatia no fluxo de caixa dos estabelecimentos. Já o uso de cheques diminuiu 2 pontos percentuais, passando para apenas 1%. As vendas feitas em cartão de crédito ficaram estáveis no período, com 25%.


Segurança da cédula


Entre a população, a marca-d;água é o item de segurança mais conhecido, seguido do fio de segurança e da textura da nota. No comércio, a textura ou espessura do papel foi o item mais utilizado para reconhecimento de nota verdadeira , com 48%, seguido pela marca d;água e o fio de segurança.

A pesquisa mostra que 23% dos entrevistados declararam já ter recebido uma cédula falsa, o que representa uma redução de 5 pontos percentuais em relação a 2013, que registrou 28%. Daqueles que receberam notas falsas, apenas 28,3% entregaram para análise do BC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação