Economia

DF tem 2.576 vagas abertas para quem procura emprego; saiba onde

Cenário não é bom mas, segundo especialistas, a capital é uma exceção. Vagas são de carteira assinada em diversas áreas. Grupo Pão de Açúcar e Outback estão entre as empresas com seleção aberta

Marília Sena*
postado em 24/07/2018 06:00
Gilbert Ferreira procura um emprego com carteira assinada para ajudar a família, que mora na BahiaA lenta recuperação da economia e o resultado negativo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, em junho, não devem desanimar quem procura uma vaga no Distrito Federal. Pesquisa da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) mostra que o número de desocupados na capital caiu 5,3% em relação ao mesmo período de 2017. Além disso, de acordo com a Agência do Trabalhador (Sine), existem 2.576 oportunidades abertas na cidade (veja quadro).

Em meio à crise, a busca por um posto com carteira assinada está acirrada. Em maio, estavam desempregados no DF 320 mil pessoas. Para o especialista em mercado de trabalho Carlos Alberto Ramos, a oferta ainda é baixa porque ;os gastos públicos estão estagnados e há incertezas sobre as eleições, o que deixa os contratadores inseguros;.

Para o professor de economia da UnB (Universidade de Brasília) Newton Marques, o cenário não é bom, mas no DF há uma exceção. ;O setor privado depende muito do setor público. Como, no DF, o setor público atua mais fortemente na economia, as coisas estão um pouco melhores;. Entre as vagas disponíveis na capital, 500 são oferecidas pelo Grupo Pão de Açúcar e 20, pelo Outback.

Para se candidatar às oportunidades do restaurante, o interessado deve comparecer à unidade do Shopping DF Plaza hoje, das 14h às 16h30. A seleção começou ontem. Já para tentar ser contratado pela rede de supermercados, o candidato deve enviar o currículo para o site www.gpabr.com/vagas.

Procura


Na fila por uma oportunidade, João Paulo, 21 anos, conta que veio para o DF, depois de servir o Exército em Tocantins. Busca emprego com carteira assinada, mas reclama, pois sempre são muitos candidatos para uma vaga só. ;Estou quase desistindo;, disse.

Apesar de ser formado em letras pela Faculdade Mauá e ter muita vontade de atuar na área, Bryan Batista, 26, está à procura de qualquer emprego. ;As coisas começaram a ficar apertadas e eu precisei recorrer a outros caminhos. Agora, estou tentando uma vaga de atendente de restaurante;, explicou.

Com apenas 18 anos, Gilbert Ferreira trabalhou em supermercado, mas não tinha carteira assinada. Tenta um emprego há dois anos, sem sucesso. ;Preciso trabalhar para ajudar a minha família que mora na Bahia.;

Empreendedorismo


Para o economista Newton Marques, ;neste momento da economia, a solução para os desempregados é o trabalho de autônomo, o microempreendedorismo ou a qualificação;, afirmou. Hoje, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fará palestras na Rodoviária do Plano Piloto. O evento tem como objetivo orientar os interessados em empreender.

O chamado Multirão da Simplificação oferece orientação e oficinas aos interessados em montar o próprio negócio. Entre as palestras estão as sobre coaching empreendedor, fluxo de caixa, como atrair, conquistar e manter clientes. Já as oficinas terão como temas Facebook empresarial, plano de marketing, manipulação de alimentos, entre outros assuntos que contemplam o desenvolvimento da atividade empreendedora no DF.

O evento ocorrerá das 11h às 17h, e a programação completa está disponível na página do Sebrae DF.

Cenário não é bom mas, segundo especialistas, a capital é uma exceção. Vagas são de carteira assinada em diversas áreas. Grupo Pão de Açúcar e Outback estão entre as empresas com seleção aberta

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação