Economia

Dia dos pais deve movimentar R$ 14 bilhões no varejo, diz CNDL

O estudo aponta que, embora os brasileiros ainda são impactados com a recuperação lenta da economia e com o desemprego, 61% devem ir às compras

Hamilton Ferrari
postado em 03/08/2018 10:11
O consumidor brasileiro pretendem desembolsar, em média, R$ 150 com os presentes
O Dia dos Pais, que cairá em 12 de agosto, deve movimentar R$ 14 bilhões no país, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL). O estudo aponta que, embora os brasileiros ainda são impactados com a recuperação lenta da economia e com o desemprego, 61% devem ir às compras.

A intenção de consumo é maior do que a data comemorativa de 2017, quando 55% dos consumidores se planejavam dar lembranças aos pais. Com o resultado da pesquisa deste ano, a expectativa é de que quase 93 milhões de pessoas façam alguma compra no período.

O consumidor brasileiro pretendem desembolsar, em média, R$ 150 com os presentes. Considerando os compradores das classes C, D e E, o valor médio diminui para R$ 140. Dos entrevistados, 40% querem gastar a mesma quantia desembolsada em 2017. Os que vão desembolsar menos formam 16% da amostra. 32% acreditam que vão gastar mais. A maior parcela (50%) devem adquirir apenas um presente. Outros 34% querem comprar duas lembrancinhas.

Mais de um terço (34%) dos que pretendem gastar menos alegam que estão com a situação financeira apertada. Cerca de 15% devem priorizar o pagamento de dívidas em atraso. Em 2017, 22% dos consumidores tiveram o CPF inscritos em cadastros de devedores em decorrência das compras no Dia dos Pais.

Isso ocorre porque 22% dos compradores admitem ter o costume de extrapolar o orçamento na hora de agradar ao pai e 30% dos que vão às compras neste ano possuem contas em atraso.

Os itens mais procurados são roupas (50%), seguidas de perfumes e cosméticos (32%), calçados (28%) e acessórios (27%), como cintos, carteiras, relógios e meias, ferramentas (10%), artigos esportivos (10%) e smartphones (10%).

A maioria dos entrevistados mostra preferência pelo pagamento à vista, sendo que 53% no dinheiro e 22% no cartão de débito. Os shoppings serão o maior meio para as compras (37%).

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