Economia

Consumidor está mais atraído por compras onlines no Dia dos Pais

Levantamento indica que a intenção de compra em plataformas online está praticamente empatada com as de compras em shoppings centers

Bruno Santa Rita*
postado em 03/08/2018 19:57
Mão segura cartão de crédito
Os consumidores brasileiros que pretendem presentear os pais no próximo domingo enxergam cada vez mais a opção de compra pela internet. Segundo pesquisa do Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a intenção de compra por plataformas onlines (33%) está tecnicamente empatada com a intenção de compras em shoppings centers (37%).

Logo em seguida, os brasileiros direcionam a preferência para departamentos (20%) e para os shoppings populares (14%). Na hora de escolher onde comprar, 53% dos consumidores levam em consideração a atratividade do preço, 42% a qualidade dos produtos ofertados e 38% as promoções e descontos, especialmente a parcela feminina dos entrevistados para a pesquisa (43%).

A maioria dos consumidores deve ir às compras neste dia dos pais. 61% dos consumidores responderam que tem a intenção de presentear os parentes no domingo. O dado foi superior à informação do ano passado, que apontou 55% dos consumidores com vontade de presentear os parentes. O levantamento foi feito em todas as capitais do país. Ao todo, a expectativa é de que quase 93 milhões de pessoas façam alguma compra na data comemorativa. Isso deve movimentar aproximadamente R$ 13,9 bilhões nos setores de comércio e serviços.

Segundo o professor de finanças públicas da Universidade de Brasília (UnB) Newton Marques, os consumidores já entenderam que na internet é possível fugir do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo Marques, quem comercializa produtos pela internet tem a opção de oferecê-los mais baratos. ;Isso traz um desconto sobre os produtos que o cliente pode aproveitar na compra;, explicou.

Ele também explica que as pessoas estão, supostamente, com renda disponível. ;É possível que elas estejam tendo uma folga agora. Depois do saque do abono do Pis -Pasep e de outras medidas como essa, o brasileiro teve a oportunidade de pagar as dívidas e pode voltar, aos poucos, a consumir;, analisou.

Outro estudo do SPC Brasil com a CNDL já havia mostrado que os smartphones são a principal ferramenta de compra para 33% dos internautas que costumam comprar pela internet. O público jovem representa 48% dos que utilizam o celular para fazer compras. As classes C, D e E representam 38%. A categoria que utiliza menos os smartphones para adquirir produtos são as mulheres, com 37%.

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