Economia

PIB Agrícola vai ter queda de 1% em 2018, aponta estudo do Ipea

Instituto revisou a projeção anterior, que previa queda de 1,3% neste ano, devido a projeções um pouco melhores da safra feitas pelo IBGE

Rosana Hessel
postado em 07/08/2018 15:30
O levantamento do Ipea levou em consideração queda de 0,6% na lavoura
A produção agrícola deve recuar 1% em 2018, conforme estudo divulgado nesta terça-feira (7/8) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na Carta de Conjuntura do 3; trimestre. O levantamento levou em consideração quedas de 0,6% na lavoura e de 2,5% na pecuária, enquanto os demais segmentos devem registrar um aumento de 0,7%. Esses dados contam com a revisão da projeção feita pelo Ipea com base nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do setor e sofreram uma leve redução em relação à previsão anterior do Ipea, de queda de 1,3% no Produto Interno Bruto (PIB) agrícola.

"Foi uma mudança de projeção de safra do IBGE, que apresentou uma leve melhora nas estimativas. Por conta dessa revisão, a queda foi menor em relação ao projetado anteriormente. Trigo, milho, algodão puxam para cima, mas outras culturas puxam para baixo, como soja, e a pecuária também", destacou José Ronaldo de Castro Souza Junior, diretor da divisão de estudos e políticas macroeconômicas do Ipea. Ele lembrou que apenas a lavoura cresceu 17,2% no ano passado e, portanto, o setor não deve contribuir da mesma forma no PIB deste ano.

Greve dos caminhoneiros


De acordo com o especialista, o impacto da greve dos caminhoneiros no mês de maio nos preços dos produtos agrícolas foi ;temporário;, mas o da nova tabela de fretes, ainda indefinida, deverá ser maior e mais duradouro. "O frete de produtos que percorrem longas distâncias para o escoamento da produção será mais impactado de forma mais intensa do que o efeito da greve", disse. Ele demonstrou preocupação, principalmente, com a sinalização de empresas e de produtores buscarem adquirir frota própria. "Há dúvidas se isso poderá ou não reduzir os custos, porque há outros que não estão sendo contabilizados, como a gestão dessa frota", explicou. "Impacto é maior para culturas que precisam viajar longas distancias e isso vai afetar as exportações", destacou.

[SAIBAMAIS] No segundo trimestre, apesar de a produção agrícola registrar um crescimento de 2,6%, entre maio e junho, a produção agrícola encolheu 1,9% na comparação com o mesmo período de 2017. De acordo com o estudo, a tendência dos preços dos produtos agrícolas foi de alta devido ao aumento das demandas interna e externa. A greve dos caminhoneiros impactou no abastecimento do setor, represando a demanda. "O setor ainda está passando por um processo de estabilização em relação à mudança nos fretes. Essas alterações têm impacto diferente em relação ao porte do produtor e da distância da produção para os centros de distribuição", informou Ana Cecilia Kreter, uma das autoras do estudo.

O coordenador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), Geraldo Sant;Ana Barros, reforçou que alguns setores registraram forte elevação nos preços no segundo trimestre, como a soja, que subiu 13,24% na comparação do primeiro trimestre. O preço do milho teve alta de 13,17% na mesma base de comparação. O trigo teve alta maior ainda, de 36,2%, "devido à oferta mais restrita" não apenas pela paralisação dos caminhões. Barros lembrou que, no caso do arroz, "o preço subiu, mas ainda está abaixo do patamar do ano passado".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação