Economia

Construção Civil impulsiona aumento de vagas de emprego

Segmento apresentou um resultado acima do observado em outros setores como Comércio, Indústria e Serviços, fechando o mês de junho em 24%

Andressa Paulino*
postado em 09/08/2018 16:15
Pequeno homem em pé sobre uma Carteira de Trabalho e Previdência Social
Os pequenos negócios continuarão a sustentar a geração de empregos no país e devem encerrar o ano com o saldo positivo de 500 mil novas vagas formais. A Sondagem Conjuntural, realizada trimestralmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destaca também que o aumento no número de vagas está sendo impulsionada principalmente, pelas atividades que compõem a cadeia da Construção Civil.

[SAIBAMAIS]De acordo com as cinco edições da Sondagem Conjuntural, os donos de pequenos negócios que atuam na Construção Civil têm sido os mais otimistas em relação ao futuro econômico do país, e são também, os que mais pretendem gerar empregos em 2018. Segundo a instituição, o percentual de donos de negócios que pretendem ampliar seus quadros de funcionários passou de 16%, em junho de 2017, para 36% em março deste ano. Mesmo com a leve queda em Junho, o segmento, ainda apresentou um resultado acima do observado em outros setores como Comércio, Indústria e Serviços, fechando o mês em 24%.

Segundo a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, as mudanças nas regras de financiamento imobiliário, anunciadas recentemente pelo governo, e a elevação do limite nos valores dos imóveis adquiridos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tendem a fortalecer o setor ainda mais. No entanto, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) João Carlos Pimenta, destaca que o levantamento do Sebrae se difere dos dados da capital. ;No Distrito Federal não houve aumento no número de vagas de emprego, apesar da melhoria nas vendas do setor imobiliário;, afirmou Pimenta.
* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação