Economia

Importadores de combustíveis entram com processo contra Petrobras na CVM

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) alega que a estatal brasileira causou prejuízo aos acionistas ao baixar preços para prejudicar a concorrência

Simone Kafruni
postado em 27/08/2018 18:46
Sede da Petrobras no RJ
A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) entrou com um processo contra a Petrobras, denunciando a estatal na na Superintendência-Geral da Comissão de Valores Mobiliários (SGE-CVM). Na denúncia, acusa a petroleira de causar prejuízo aos acionistas.

[SAIBAMAIS]Segundo informações públicas no site da CVM, no processo de n; 19957.007920/2018-15, a entidade que representa os importadores acusa a Petrobras de mentir em fato relevante ao mercado, ao divulgar que não praticaria preços abaixo do padrão internacional. No entanto, de acordo com a denúncia, a petroleira teria praticado preços sem conformidade com o mercado global para prejudicar a concorrência, causando um prejuízo de R$ 1,8 bilhão aos acionistas.

Procurada pela reportagem, a Petrobras reafirmou os termos da sua política de preços de diesel e gasolina e informou que é ;absolutamente improcedente qualquer acusação de prática de preços inferiores à paridade internacional;.

Conforme a nota da estatal, ;cumpre ressaltar que os preços de diesel praticados a partir de junho de 2018 preveem complemento oriundo do programa governamental de subvenção de econômica, condição essa aplicável a qualquer agente que tenha aderido ao referido programa, que no caso da Petrobras gera resultados aderentes ao esperado pela política de preços vigente;.

A companhia considera positiva e desejável a presença de outros agentes no atendimento ao mercado brasileiro de combustíveis, mas observou que ;alegações de práticas de preços supostamente inferiores à paridade internacional devem ser vistas com cautela, na medida em que podem abarcar operações ineficientes com evidente prejuízo ao bom funcionamento do mercado;. Procurada, a Abicom ainda não respondeu ao Correio.

Leilão

A Pré-Sal Petróleo habilitou, nesta segunda-feira (27/08), a participação de quatro companhias de petróleo no 2; leilão de Petróleo da União. São elas: Shell Brasil, Total E Brasil, Repsol Sinopec e Petrobras. O leilão será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), em 31 de agosto, às 12h.


Serão ofertados contratos de compra e venda de petróleo oriundos da Área de Desenvolvimento de Mero e dos campos de Lula e Sapinhoá. Os lotes serão ofertados individualmente e poderão ser adquiridos para contratos de 36 meses ou 12 meses. Em três anos, os contratos somam um total de 14,4 milhões de barris de petróleo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação