Economia

Agenda sugere que empreendedorismo seja pauta dos presidenciáveis

Endeavor Brasil elenca quatro principais mudanças que poderiam reduzir a burocracia e facilitar o ambiente de negócios no país

Camila de Magalhães
postado em 28/08/2018 19:59
Endeavor Brasil elenca quatro principais mudanças que poderiam reduzir a burocracia e facilitar o ambiente de negócios no país
Abrir e manter um negócio no Brasil não é das tarefas mais fáceis. Pesquisa realizada pela Endeavor Brasil, organização de fomento ao empreendedorismo de alto impacto, revela que o país registra 3,7 milhões de CNPJs zumbis, ;empresas que ainda existem no papel, mas já fecharam as portas há tempos;. Entre as dificuldades que levam a esse cenário, estão questões como a burocracia e a carga tributária.

[SAIBAMAIS]De acordo com o estudo, o Brasil é o 184; pior país do mundo em relação à dificuldade de pagamento de tributos. E o empreendedor leva 80 dias ao ano apenas para manter a conformidade fiscal. Por conta de dificuldade de se atualizar com a legislação, 86% das empresas brasileiras operam com pelo menos uma pendência no pagamento de tributos federais ou no cumprimento de exigências desses órgãos. O acesso a crédito também é difícil: o Brasil está na posição 87 entre 132 países.

Depois de consultar empreendedores de todo o Brasil, a Endeavor identificou as quatro principais bandeiras e traçou a Agenda para o Alto Crescimento, um documento com diversas propostas para que os candidatos à Presidência da República se comprometam a reduzir os entraves burocráticos que impedem o crescimento do empreendedorismo.

Faltam propostas

As quatro principais mudanças sugeridas para o ambiente de negócios brasileiro são simplificar processos de abertura, regularização e fechamento de empresas; aprovar reforma tributária que aborde os problemas dos empreendedores; simplificar e garantir clareza dos critérios de aprovação nos empréstimos em bancos e agências de fomento; e revisar processos e legislação para agilizar a obtenção de propriedade intelectual. Os benefícios incluiriam uma economia mais competitiva e produtiva, geração de novos empregos, ampliação dos investimentos, mais inovações, entre outros.

Na avaliação de Renata Mendes, coordenadora de advocacy e políticas públicas na Endeavor Brasil, os candidatos à Presidência da República entendem e enumeram os problemas enfrentados no ambiente de negócios, porém faltam proposições de melhoria. ;Todos falam em desburocratização, reforma tributária, desafios de acesso ao capital, mas ainda não têm nenhuma proposta muito concreta nesse sentido, nem caminhos mais concretos, com micro e macro reformas;, observa.

A ideia da agenda, diz Renata, é reunir pontos importantes e soluções possíveis, de curto, médio e longo prazo, além de possibilidades para melhorar e destravar o ambiente de negócios, facilitar o crescimento das empresas, tornar o ambiente de negócios mais atraente tanto para empresas daqui como para as que vêm de fora. ;Esperamos que a gente possa dar esse dinamismo e fazer que a economia volte a crescer e que o país volte a ser produtivo;, completa a coordenadora da Endeavor.

Confira a íntegra da Agenda para o Alto Crescimento, da Endeavor Brasil, em
http://endeavor.uberflip.com/i/1005551-endeavor-eleicoes-2018/0?


Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores

Coordenadores de advocacy e políticas públicas na Endeavor, Renata Mendes e Pedro Lipkin estiveram em Brasília nesta terça-feira (28/8) para falar sobre o documento. Eles foram recebidos no espaço da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, da Fundação Assis Chateaubriand, para um bate-papo sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do Brasil. O Espaço Ei realiza semanalmente uma série de eventos para movimentar o ecossistema empreendedor de Brasília, proporcionar conexões e troca de experiências. Saiba mais sobre a comunidade em www.ei.org.br ou no Facebook e Instagram @ComunidadeEi




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação