Economia

Occhi processa secretária-executiva do Ministério da Fazenda; pasta retruca

O processo alega possível dano moral e também envolve a Caixa Econômica Federal

Hamilton Ferrari
postado em 19/09/2018 19:18
Gilberto Occhi teria tentado anular provas de uma auditoria e barrar o trâmite de investigações sobre supostos esquemas ilícitos
O Ministério da Fazenda publicou uma nota informando que tem ;total apoio; ao trabalho realizado pela secretária-executiva da pasta, Ana Paula Vescovi. O comunicado ocorre depois que o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, processou a representante da equipe econômica por danos morais.

A informação da ação judicial foi publicada na edição desta quarta-feira (19/9) pelo jornal Folha de S.Paulo. Segundo a reportagem, o processo envolve tanto a Caixa Econômica Federal, quanto a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, que também é presidente do Conselho de Administração do banco público.

O atual ministro da Saúde foi presidente da Caixa até abril deste ano. Ele também atuou como vice-presidente da instituição. Occhi teria tentado anular provas de uma auditoria e barrar o trâmite de investigações sobre supostos esquemas ilícitos, que beneficiava, inclusive, seus parentes.

Segundo o Ministério do Planejamento, Ana Paula Vescovi tem compromisso com o serviço público e se consolidou não apenas em outras funções no Ministério da Fazenda e na Caixa, como também em uma ;extensa; carreira marcada pela credibilidade e excelência de seu trabalho.

O ministro da Saúde abriu duas ações civis na Justiça Federal em Brasília. Ele alega ter sofrido dano moral por atos da secretária-executiva. O corretor Lúcio Bolonha Funaro, que tem acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), disse que Occhi tinha ;meta de propina; a cumprir quando era vice-presidente de Governo da Caixa. O atual ministro nega as acusações.

A Folha apurou que investigações independentes, contratadas pela Caixa, indicam que, como dirigente do banco, ;ele favoreceu o filho, o enteado e um empresário amigo na abertura de lotéricas e, mais adiante, na transferência delas em Alagoas;. Em nota ao jornal, Occhi afirmou que ;jamais tentou impedir qualquer processo de investigação;. ;Pelo contrário, para dar esclarecimentos à Caixa, era essencial que o banco lhe desse ao menos cópia dos documentos que o mencionaram;, o que não ocorreu, informou a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação