Economia

Especialistas dão dicas de como economizar nos passeios durante o recesso

Especificar quanto se tem para gastar e estar aberto a destinos alternativos podem ser boas opções

Bruno Santa Rita*
postado em 24/09/2018 06:05
No recesso de fim de ano, muitos brasileiros viajam para conhecer novos lugares ou visitar cidades de onde têm boas recordações ou parentes e amigos para rever. No entanto, nesse período de festa, passagens são mais caras. Quer para destinos nacionais como internacionais. Para evitar se enrolar com as contas e estourar o orçamento, especialistas em finanças recomendam planejamento antecipado e mente aberta para destinos alternativos e datas menos cobiçadas. Isso pode baratear o gasto da viagem.

;A primeira coisa a se fazer é respeitar um valor máximo de gastos para a viagem;, recomenda o terapeuta financeiro Jônatas Bueno. Segundo ele, é muito importante, para quem planeja sair para aproveitar o tempo de folga, antecipar, ao máximo, o valor que tem para gastar. ;Assim, fica mais fácil tomar decisões que sejam boas para o bolso. É importante também considerar o gasto real. Não adianta se enganar fingindo que, ao chegar na praia, não gastará com pratos caros, por exemplo;, explica.

As cidades nordestinas, segundo levantamento da empresa de turismo CVC, são os destinos mais procurados pelos brasileiros, atraídos pelas praias e pelo sol. Pacotes e passagens para Fortaleza, Maceió, Salvador e Natal têm grande saída nesta época de verão, além de cruzeiros marítimos pelo litoral do país ou até para fora.

Os preços podem variar de acordo com o tempo da viagem. Embora a procura seja maior para uma semana no réveillon, é no período de Natal que se pode conseguir melhores preços. A economia pode chegar, em média, a 20%. Mas, se os valores estiverem salgados para passar a semana fora, existem opções mais em conta para um fim de semana, por exemplo.
Bueno alerta, no entanto, que as chances de conseguir bons pacotes em cima da hora são pequenas. Isso reforça a ideia de que, quanto antes planejada a viagem, melhor. ;Três meses é o mínimo para você conseguir efetuar boas compras de viagem;, disse. Ele lembra que, geralmente, o brasileiro costuma querer as datas mais cobiçadas que, por consequência, são mais caras.

Orçamento


Estabelecer um limite para os gastos da viagem é importante. ;Considere o dinheiro que se tem. Se é 13; salário, se é restituição de férias, pegue o valor todo e estabeleça um limite e não ultrapasse;, alerta. O terapeuta financeiro explica que não é aconselhável se fechar para alternativas. ;É bom ter dois ou três destinos para se optar. No Rio de Janeiro, por exemplo, a passagem pode ser mais barata, mas a hospedagem e os principais passeios são um pouco mais caros. Então, é legal pesquisar mais para tentar maximizar a experiência;, disse. Ele também recomenda que, para economizar, sempre há a possibilidade de reduzir o número de dias da viagem.

;Os gastos maiores, geralmente, são com passagem, deslocamento, hospedagem e passeios;, afirma. Essas são as principais despesas a se preocupar na viagem. O terapeuta financeiro explica que ficar hospedado na casa de amigos pode ser uma boa opção. ;Dá para economizar com a hospedagem e com a comida, já que dá para fazer um supermercado e cozinhar em casa. O dinheiro poupado com isso pode ser direcionado para os passeios, por exemplo;, aconselha.

Comparar os preços de passagens deve ser uma obrigação, não só para viagens de fim de ano. Existem plataformas como o ;google Voos;, que permitem simular gastos com base de dados do mercado. ;Não vale a pena pagar mais por uma passagem de avião em uma certa companhia. Atualmente, elas entregam, praticamente, o mesmo serviço;, indica. Ele explica que, geralmente, os voos mais baratos são os realizados durante a semana e a noite, a partir das 23h.

Também é interessante olhar plataformas de aluguel direto com o proprietário, como o Airbnb. ;Essas opções são interessantes. Com elas, você consegue ficar hospedado em um local diferente na cidade. Além de ter a oportunidade de fazer um turismo diferenciado, dependendo da localidade da casa alugada;, explicou.

Os cuidados que precisam ser tomados para esse tipo de aluguel também são simples. ;É preciso procurar o histórico de quem aluga. Se há reclamações, se o preço realmente vale a pena;, diz. Bueno explica que aluguéis como os concedidos pelo Airbnb são mais interessantes em viagens de grupos grandes, com mais de duas pessoas. ;Se for viajar sozinho, vale mais a pena pegar uma diária em hotel ou hostel;, explica.

Câmbio


Para o assessor de investimentos da Ativa Investimentos, Bruno Muniz, nas viagens internacionais, a primeira coisa a se considerar é qual a moeda do país de destino. Se a decisão for levar dólar, independentemente da divisa usada no local do passeio, é preciso atenção, pois a moeda norte-americana está em momento de muita oscilação.

Ele explica que uma das formas de se proteger do câmbio é ir comprando os dólares aos poucos, com antecedência. Além disso, aplicar o dinheiro pode ser uma boa opção. ;Investimentos líquidos e seguros como um fundo de renda fixa ou Tesouro Selic podem ajudar a aumentar o dinheiro para a compra futura de dólares;, observa.

Outra recomendação é de que se evite o uso de cartão de crédito no exterior, já que a cotação de pagamento, fora algumas exceções, é a do vencimento da fatura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação