Economia

Banco do Brasil, Bradesco e Santander lideeram ranking de reclamações do BC

Pela metodologia do BC, este índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de clientes do banco e multiplicado por um fator fixo (1.000.000)

Camilla Venosa - Especial para o Correio
postado em 15/10/2018 13:03
Mulher olha para extrato de banco.
Banco do Brasil lidera o ranking de reclamações de clientes consideradas procedentes pelo Banco Central, no terceiro trimestre de 2018. O levantamento, publicado ontem (15/10), no site do BC, leva em conta instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes. O índice é calculado pelo número de reclamações em relação a quantidade de clientes da instituição, e multiplicado por 1 milhão.

Com mais de 63 milhões de clientes, o Banco do Brasil recebeu 1590 reclamações procedentes entre julho e setembro deste ano. Alcançando um índice de 25,22. Logo atrás, Bradesco e Santander assumiram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Com 2151 reclamações e mais de 95 milhões de clientes, o Bradesco ficou com a nota de 22,55. Já o Santander atingiu a marca de 22,10, com 933 reclamações e 42,2 milhões de clientes.

Nas três instituições, os maiores motivos de reclamação foram a prestação de informação e serviços de forma inadequada, e irregularidades relativas à integridade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações, exceto as relacionadas à cartão de crédito, débito, internet banking e ATM.

No levantamento anterior, referente ao segundo trimestre de 2018, o Santander e a Caixa Econômica Federal lideravam o ranking das reclamações.

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