Camilla Venosa - Especial para o Correio
postado em 15/10/2018 13:03
Banco do Brasil lidera o ranking de reclamações de clientes consideradas procedentes pelo Banco Central, no terceiro trimestre de 2018. O levantamento, publicado ontem (15/10), no site do BC, leva em conta instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes. O índice é calculado pelo número de reclamações em relação a quantidade de clientes da instituição, e multiplicado por 1 milhão.
Com mais de 63 milhões de clientes, o Banco do Brasil recebeu 1590 reclamações procedentes entre julho e setembro deste ano. Alcançando um índice de 25,22. Logo atrás, Bradesco e Santander assumiram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Com 2151 reclamações e mais de 95 milhões de clientes, o Bradesco ficou com a nota de 22,55. Já o Santander atingiu a marca de 22,10, com 933 reclamações e 42,2 milhões de clientes.
Nas três instituições, os maiores motivos de reclamação foram a prestação de informação e serviços de forma inadequada, e irregularidades relativas à integridade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações, exceto as relacionadas à cartão de crédito, débito, internet banking e ATM.
No levantamento anterior, referente ao segundo trimestre de 2018, o Santander e a Caixa Econômica Federal lideravam o ranking das reclamações.