Economia

Setor da indústria entrega para Bolsonaro propostas de geração de emprego

Onyx Lorenzoni recebeu o documento e prometeu amplo diálogo com o setor privado

Bruno Santa Rita*
postado em 31/10/2018 16:09
Onyx Lorenzoni será Ministro da Casa Civil no novo governo
O setor da indústria da construção enviou, nesta quarta-feira (31/10), ao novo governo propostas para o setor. O deputado Onyx Lorenzoni, futuro chefe da Casa Civil na gestão de Jair Bolsonaro, recebeu documento com ações imediatas para geração de empregos e o reaquecimento da economia para 2019. De acordo com o setor, as propostas, se realizadas, têm capacidade de criar 1 milhão de empregos já no primeiro ano do próximo governo.

[SAIBAMAIS]A entrega foi feita durante a reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), junto a entidades de Coalizão pela Construção e de outros setores industriais. Os pontos levantados pelo documento são a retomada de obras paralisadas, da melhoria nas condições do crédito imobiliário, da execução de um programa de concessões municipais e a aceleração do licenciamento ambiental.

De acordo com levantamento do CBIC, o país conta com 3 mil obras paralisadas, das quais 671 estão em condições de serem retomadas por meio de empréstimos do FGTS às prefeituras. No entanto, para concretizar essa proposta, é necessário a assinatura de um contrato.

Durante o evento, Lorenzoni afirmou que o governo vai priorizar o diálogo com o setor produtivo brasileiro. "Esse vai ser um governo de permanente interlocução com quem produz no Brasil", disse. Ele também reafirmou a importância do setor para a economia. "Setores como esse são fundamentais pela extensa cadeia que têm, e pelo volume de brasileiros que empregam;, ressaltou.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, também se pronunciou em prol do setor durante o evento. "Acreditamos piamente que o nosso setor tem grande contribuição para isso", enfatizou. Lorenzoni ressaltou que o governo de Bolsonaro terá uma ampla relação com o setor privado e propôs "refundar o Brasil nos princípios e valores que norteiam a relação entre o setor público e o setor privado".

* Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação