Economia

Receita notifica mais de 8 mil empresas por indícios de sonegação de IR e CSLL

A Receita Federal comunicou que essas empresas devem promover o processo de autorregularização e acertar as contas com o governo

Hamilton Ferrari
postado em 01/11/2018 11:21
A Receita Federal notificou 8.076 empresas por cartas e mensagens eletrônicas pelos indícios de sonegação de tributos. As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (1;/11). O órgão atuou conforme o não pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

"Os indícios constatados nessa ação surgiram a partir do cruzamento de informações eletrônicas com o objetivo de verificar a regularidade do cumprimento das obrigações tributárias relativas ao IRPJ e à CSLL", informou o Fisco.

A Receita Federal comunicou que essas empresas devem promover o processo de "autorregularização" e acertar as contas com o governo. Se não fizerem, estão sujeitas a multas de até 225% do total da dívida. O órgão também pode pedir para o Ministério Público Federal ação por crimes de sonegação fiscal.

As empresas podem consultar o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) no extrato da malha fiscal, onde há o demonstrativo com as irregularidades apontadas.

O contribuinte deverá retificar as declarações até 28 de dezembro deste ano. De acordo com o órgão, o total de indícios de sonegação verificado nesta operação, somente no ano de 2014, é de aproximadamente R$ 983 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação