Economia

Sebrae promove maior evento de empreendedorismo do mundo

No Brasil, a 11ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (SEG) vai até o dia 9 e ocorre em 850 cidades

Marília Sena*
postado em 06/11/2018 15:57
A diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, durante a abertura do evento
A Semana Global do Empreendedorismo no Brasil (SEG), promovida pelo Sebrae em mais de 850 municípios do Brasil, começou na segunda-feira (5/11) com o intuito de motivar os brasileiros a empreenderem. O evento ocorre até o dia 9 e tem uma programação de instrução que conta com cerca de 400 instituições parceiras.

Mais de 5 mil pessoas estão cadastradas no projeto. Esta é a 11; edição da iniciativa, que ocorre em cerca de 170 países. No Brasil, a programação foi antecipada em uma semana por causa do feriado de 15 de novembro. Mais informações sobre a semana estão disponíveis do site da iniciativa.


Jovens empreendedores

Estudo feito pelo Sebrae com 2.132 brasileiros de até 24 anos constatou que 89% dos empreendedores estão no seu primeiro negócio e 79% dos entrevistados utilizaram o próprio capital, formalizados no sistema de Microempreendedor Individual (MEI).

Segundo o Sebrae, 54% dos jovens entrevistados se tornaram empreendedores por realização pessoal e 47% fizeram o curso de empreendedorismo, ou seja, tiveram algum tipo de instrução antes de abrir o próprio negócio.

Esses novos empreendedores atuam na área de comércio, segundo o Sebrae, e um total de 23% trabalham com vendas. ;O jovem empreendedor quer crescer, quer estar lá;, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, sobre os índices da pesquisa. Para ela, esse é um resultado positivo do cenário econômico brasileiro devido à recessão econômica que o Brasil se recupera. "O pequeno empreendedor gera muitos empregos", frisa.

Outra pesquisa que também mostra um resultado positivo no cenário do empreendedorismo no Brasil é a Global Entrepreneushirp Monitor (GEM) do Sebrae, divulgada neste ano. O estudo retratou o crescimento de 7 pontos percentuais de empreendedores em relação ao ano passado.
* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação