Economia

Distrito Federal fica fora da lista de bons pagadores do Tesouro Nacional

De acordo com o Tesouro Nacional, apenas 13 estados estão com a situação fiscal em dia e são elegíveis para obter empréstimos com garantia da União

Rosana Hessel
postado em 13/11/2018 12:14
Prédio do Ministério da Fazenda
Apenas 13 estados são considerados bom pagadores, conforme a classificação da nota de crédito do Tesouro Nacional no Boletim de Finanças dos Entes Nacionais, divulgado nesta terça-feira (13/11). O documento traz um panorama da situação fiscal dos estados e confirma que o quadro é bastante preocupante.

De acordo com a análise da capacidade de pagamento realizada neste ano, apenas os estados de Espírito Santo, Acre, Pará, Paraíba, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima, Paraná, São Paulo e Piauí, registraram notas acima A e B, consideradas ;elegíveis; para obter empréstimos com garantia da União.

Apenas o Espírito Santo teve nota máxima, a mesma do levantamento de 2017. Com isso, os outros 14 estados estão na linha abaixo do ;elegível;, considerado com risco de calote, com notas C e D. O Distrito Federal está nessa lista, com nota C neste ano, a mesma do ano passado.

De acordo com o Boletim, os estados mais críticos são: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro ; ambos com nota D ; e Minas Gerais, que não teve classificação nesses dois anos analisados pelo boletim, porque não apresentou disponibilidade de caixa. Veja as notas atribuídas a cada ente federativo no quadro abaixo:

>>Evolução da capacidade de pagamento dos estados


Boletim de Finanças dos Entes Nacionais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação