Economia

Dados do Caged apontam que Brasil criou 57 mil vagas de trabalho em outubro

É o 10º mês consecutivo com criação de empregos formais, mas foram 87 mil vagas registradas a menos do que setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Andressa Paulino*
postado em 21/11/2018 17:13
Temer antecipou a divulgação dos dados do Caged:
Após ter criado cerca de 144 mil vagas de emprego com carteira assinada em setembro, o mercado de trabalho brasileiro registrou uma desaceleração no número de contratações em outubro. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje (21/11) pelo Ministério do Trabalho, foram criadas mais de 57 mil vagas de empregos formais, 87 mil a menos do que o mês anterior.
Apesar do recuo, é o décimo mês consecutivo com criação de empregos formais. No acumulado do ano, são mais de 790 mil vagas preenchidas, um crescimento de 2,09%. Segundo o presidente Michel Temer, que antecipou a divulgação dos dados, "isso significa que o Brasil está no rumo certo".


Crescimento entre setores

A maioria dos setores registrou crescimento em outubro. Entre os que mais se destacaram, o setor de comércio foi o que teve o maior aumento no número de vagas, criando 34.133 postos de trabalho, seguido pelo setor de serviços que registrou um aumento de 28.759 ocupações.

Já os campos de construção civil, extrativismo mineral e serviços industriais de utilidade pública permaneceram praticamente estagnados em outubro. O setor de construção civil registrou alta de apenas 560 novas vagas, enquanto o de serviços industriais aumentou em 377 o número de pessoas empregadas. O de serviços industriais fechou o mês com 288 novos trabalhadores contratados.

O deficit de vagas ficou por conta dos setores agropecuários, extrativista vegetal e de caça e pesca registraram uma queda de 13.059 vagas, seguidos pela administração pública, que recuou e diminui 353 postos.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação