Economia

Conheça os diferentes perfis de cotados para assumir Minas e Energia

Um político, um ex-integrante da pasta e um líder do setor estão entre os mais cotados para ocupar o ministério no próximo ano

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/11/2018 08:00
O deputado Jaime Martins (Pros-MG) é pouco conhecido; Paulo Pedrosa fez apresentação sobre o setor para o futuro governo; e Adriano Pires, do Cbie, tem boa relação com a equipe econômica (da esquerda à direita)

Um dos ministérios mais importantes e estratégicos para a retomada econômica do país, o de Minas e Energia, ainda vive sob a dúvida de quem vai comandar a pasta no governo eleito de Jair Bolsonaro (PSL). Três nomes são cotados para assumir o órgão: Paulo Pedrosa, ex-secretário do ministério, Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie) e o deputado federal Jaime Martins (Pros/MG).

O último, apesar de fazer parte da Comissão de Minas e Energia (CME), da Câmara, e informar que tem intensa atuação na área, não é um nome muito conhecido entre executivos do setor. Em nota, o parlamentar disse não ter recebido convite oficial para o ministério, mas exaltou seus conhecimentos no segmento e sua versatilidade. Segundo o texto, Jaime Martins é vice-presidente da Frente do Gás, químico industrial, engenheiro mecânico, engenheiro metalúrgico, advogado e especialista em administração financeira e marketing.

Paulo Pedrosa é reconhecido e respeitado no setor, mas enfrenta resistência de parlamentares do DEM, que viram várias de suas demandas no setor serem derrubadas pelo ex-secretário. O MDB também tem antipatia e é o partido com maior influência no Ministério de Minas e Energia há décadas. Com a eleição de Bolsonaro, poderá perder esse poder.

Pedrosa foi convidado para fazer uma apresentação para o professor da Universidade de Iowa, Luciano de Castro, que participou da campanha de Bolsonaro, para o futuro ministro da economia Paulo Guedes e para o vice-presidente Hamilton Mourão. Todos ficaram bem impressionados e indicaram o nome para Bolsonaro.

Adriano Pires também é respeitado pelo setor e especialista que tem grande conhecimento na área de petróleo e gás. O técnico também foi convidado pela equipe de transição para fazer uma apresentação sobre o setor energético. Pires tem proximidade com boa parte dos integrantes da equipe econômica de Guedes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação