Economia

AGU vai recorrer de decisão de Fux sobre frete

Na semana passada, o ministro atendeu a um pleito da CNA e suspendeu a aplicação de multas contra quem descumprir a tabela

Agência Estado
postado em 12/12/2018 15:47

Ministro Luiz Fux

A ministra Grace Mendonça, da Advocacia Geral da União (AGU), disse nesta quarta-feira (12/12) que pedirá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux que mantenha a vigência do dispositivo da Lei 13.703, que estabeleceu a atual regra de fretes mínimos. De acordo com a ministra, é possível que se tenha um realinhamento dessa política no novo governo, mas é importante se manter a "presunção de constitucionalidade da norma" nesse momento.

"Por ora, o que se vai apresentar ao STF é um pedido de reconsideração para que se mantenha a política até que a nova gestão governamental se debruce sobre o tema", afirmou.

Na semana passada, Fux atendeu a um pleito da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e suspendeu a aplicação de multas contra quem descumprir a tabela de fretes.

De acordo com a ministra, que falou nesta quarta sobre insegurança jurídica em evento do Cebri-BNDES, no Rio, a política de fretes, que foi criada após a greve dos caminhoneiros, em maio desse ano, deve ser "tema de enfrentamento" do governo que se inicia.

"Será necessário mesmo se estabelecer um diálogo com todos os setores para se construir o melhor caminho, o melhor direcionamento", completou Grace.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação