Economia

"Recomendamos que o governo tenha cuidado com as privatizações", diz IATA

Para a IATA, há uma falha na estratégia, ao permitir concessões em aeroportos de todo o mundo, não somente no Brasil

Anderson Costolli - Enviado Especial
postado em 13/12/2018 08:44
Para a IATA, há uma falha na estratégia, ao permitir concessões em aeroportos de todo o mundo, não somente no BrasilGenebra, Suíça - "Nós recomendamos que os governos tenham cuidado ao optar pelas privatizações". A frase é do diretor geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), sobre a venda de ativos na área da aviação. Segundo Alexandre de Juniac, que é também CEO da organização, a forma com que aeroportos têm sido privatizados mundo afora são passíveis de críticas. "Em geral, não somos favoráveis. Há outras preocupações, que vão além do investimento com infraestrutura. As taxas, os valores em geral, são muito altas no Brasil e precisam ser revistos, por exemplo", disse o executivo.

Segundo Juniac, realizar concessões indiscriminadamente, pensando em lucro acima de qualquer outra coisa, não resolverá os problemas enfrentados pela aviação, civil e comercial, como "num passe de mágica". A entidade tem defendido fortemente que tais medidas encareceram os serviços aos consumidores, elevam custos às empresas aéreas e, até então, não trouxeram números positivamente suficientes.

Para a IATA, há uma falha na estratégia, ao permitir concessões em aeroportos de todo o mundo, não diferente no Brasil. Dessa forma, clientes e empresários são prejudicados.

Juniac diz que, apesar da imensa importância em se investir em infraestrutura aeroportuária, a prioridade no Brasil deveria ser focar em questões regulatórias. Ele cita outros países da América Latina e diz que, se comparado, o país está à frente na questão. Exemplo disso é a paralisação na construção de um novo aeroporto na Cidade do México, o que é visto como "terrível" e "lamentável", uma vez que 30% das obras já estavam prontas.

*O jornalista viajou a convite da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) - na sigla em inglês

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação