Economia

Vendas do comércio caem 0,4% em outubro, divulga IBGE

Com o resultado, o varejo cresceu 2,2% no acumulado do ano e 2,7% em outubro

Hamilton Ferrari
postado em 13/12/2018 09:19
Tecidos, vestuários e calçados tiveram queda de 2%
As vendas do comércio caíram 0,4% em outubro, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados na manhã desta quinta-feira (13/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o varejo cresceu 2,2% no acumulado do ano e 2,7% em outubro.

Na comparação com setembro, cinco das oito atividades registraram recuo em outubro. O mais forte foi de livros, jornais, revistas e papelaria, com retração de 7,4%. Além deste grupo, também tombaram móveis e eletrodomésticos (-2,5%), tecidos, vestuários e calçados (-2%), combustíveis e lubrificantes (-1,2%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,8%).

Na contramão, subiram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%), outros artigos de uso pessoas e doméstico (0,7%) e artigos farmacêuticos, médicos ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%).

Levando em consideração o comércio varejista ampliado ; que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção ;, o varejo recuou 0,2%. No ano, cresceu 5,3%. Já em 12 meses a alta é de 5,7%.

O grupo de veículos, motos, partes e peças ficou estável (0,1%), enquanto Material de construção subiu 1,3%, ambos, respectivamente, após recuos de 0,1% e 1,5% no mês anterior.

De acordo com o IBGE, há uma recuperação lenta do setor. A gerente da pesquisa, Isabella Nunes, afirma que o comércio teve uma perda de fôlego, com dois resultados negativos mensais seguidos. ;Está mais distante do melhor ponto, que foi outubro de 2014. Nada disso tira o comércio da tendência de recuperação, mas de forma gradual. O setor praticamente repetiu o resultado do mês anterior;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação