Economia

Equipe de transição anuncia dois diretores para o Banco Central

A equipe econômica do governo de transição, chefiada pelo ministro Paulo Guedes, anunciou dois nomes para a diretoria do Banco Central (BC)

Hamilton Ferrari
postado em 13/12/2018 18:37
João Manoel Pinho de Mello (esquerda) cuidará da Organização do Sistema Financeiro
A equipe econômica do governo de transição, chefiada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou dois nomes para a diretoria do Banco Central (BC). Serão os economistas Bruno Serra Fernandes, que comandará a área de Política Monetária, e João Manoel Pinho de Mello, que cuidará da Organização do Sistema Financeiro. O anuncio foi feito na noite desta quinta-feira (13/12).

Fernandes é mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é responsável pela mesa de renda fixa proprietária do Banco Itaú Unibanco, instituição financeira onde exerceu ainda o cargo de gerência de portfólio na diretoria de Banking e Tesouraria Externas. O economista também passou pelo BankBoston como estrategista de renda fixa nas diretorias de Asset Liability Management & Treasury e Gestor de Recursos para fundos multimercados.

João Manoel Pinho de Mello é graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), com mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e PhD em pela Stanford University. Atualmente, acumula os cargos de Secretário de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência e Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Em nota, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, informou que vai encaminhar ao presidente da República, Michel Temer, o pedido de exoneração do diretor de Política Monetária, Reinaldo Le Grazie, por razões pessoais. Ele deixará suas funções assim que o decreto presidencial for publicado. "Temporariamente, a diretoria de Política Monetária passará a ser ocupada pelo diretor Carlos Viana de Carvalho, atual titular da diretoria de Política Econômica. O diretor Tiago Couto Berriel acumulará, também em caráter temporário, as diretorias de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos e de Política Econômica", comunicou a instituição.

Caso o Senado Federal aprove o nome de Bruno Serra Fernandes, os dois diretores retornarão às suas diretorias originais. O atual diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Sidnei Corrêa Marques, também deixará suas funções, depois de oito anos à frente do cargo. "O diretor permanecerá nas suas funções até que o Senado Federal aprecie o nome de João Manoel Pinho de Mello, também anunciado pela equipe de transição para ser indicado ao futuro Governo", comunicou.

Goldfajn ainda felicitou os novos indicados e agradeceu aos diretores Le Grazie e Corrêa Marques pelos "relevantes serviços prestados ao Banco Central e, especialmente, à Diretoria Colegiada".

O atual presidente do BC também está de saída da instituição. Guedes anunciou que o economista Roberto Campos Neto chefiará a autoridade monetária, assim que a indicação for aprovada pelo Senado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação