Economia

Quanto mais conhecem, mais brasileiros aprovam SESI e SENAI, diz Ibope

Pesquisa encomendada pela CNI mostra que os cidadãos associam as entidades a educação de qualidade, inovação e oportunidades de emprego

Vera Batista
postado em 13/12/2018 19:56
Pesquisa encomendada pela CNI mostra que os cidadãos associam as entidades a educação de qualidade, inovação e oportunidades de emprego
Brasileiros que conhecem as entidades do sistema da indústria aprovam a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) e as associam a educação de qualidade, inovação e oportunidades de emprego.

Segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, entre os entrevistados que afirmam conhecer bem as instituições, 94% consideram o SENAI ótimo ou bom e 93% afirmam o mesmo em relação ao SESI. O levantamento destaca, ainda, que as organizações são bastante conhecidas pela população.

Mais de oito em cada 10 brasileiros conhecem o SENAI (87%) e o SESI (82%) de ouvir falar. Em toda a população, 69% avaliam o SENAI como ótimo ou bom, e 59% têm a mesma percepção sobre o SESI. Entre aqueles que afirmam conhecê-las ;mais ou menos;, o percentual de ótimo e bom é 79% em relação ao SENAI e de 76% ao SESI. Os índices atingem 94% e 93% entre os que dizem conhecê-los bem.Outras instituições do chamado Sistema S também têm alto grau de conhecimento, destaca o Ibope: 89% conhecem o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 85%, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e 80%, o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Educação

A pesquisa Retratos da Sociedade destaca que os brasileiros relacionam o SENAI principalmente a educação profissional, quando solicitados a falar a primeira palavra que lhes vêm à mente. Os cursos do SENAI, desde 1942, já formaram mais de 73 milhões de trabalhadores. Apenas em 2017, teve 2,3 milhões de matrículas. O SESI, por sua vez, é lembrado por educação, oportunidade e lazer. Entre os entrevistados, 11% relacionaram a instituição a educação e escola; 9% a curso, capacitação ou aperfeiçoamento; 7% a emprego e melhor oportunidade e 4% o associam a lazer, esporte e cultura.

Em 2017, cerca de 1,6 milhão de matrículas em educação básica regular, educação continuada e educação de jovens e adultos a trabalhadores e dependentes foram realizadas no SESI. Mais de 50 mil indústrias foram atendidas com programas de segurança e saúde no trabalho que beneficiaram quatro milhões de pessoas. Na área de tecnologia e inovação, mais de nove em cada 10 brasileiros que conhecem o SENAI ao menos de ouvir falar concordam que a instituição forma bons profissionais (92%), é séria (92%) e que seus cursos facilitam o emprego (90%). Para 81% dos entrevistados que conhecem o SESI de ao menos ouvir falar, a instituição contribui para a formação e a qualidade de vida do trabalhador da indústria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação