Economia

Setor de serviços registra alta de 0,1% em outubro, divulga IBGE

Tanto no acumulado do ano, quanto em 12 meses, a taxa caiu 0,2%

Hamilton Ferrari
postado em 14/12/2018 09:26
Serviço de Manicure
O setor de serviços registrou leve alta de 0,1% em outubro na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados na manhã desta sexta-feira (14/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tanto no acumulado do ano, quanto em 12 meses, a taxa caiu 0,2%.

Apesar do leve avanço em outubro, apenas duas das cinco atividades pesquisadas tiveram variação positiva: outros serviços (5,5%) e serviços de informação e comunicação (0,5%). O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explicou que esse crescimento do primeiro segmento é resultado de atividades financeiras auxiliares (corretora de valores). ;Como estamos saindo de um período de crise econômica mais aguda, as pessoas preferem poupar ou investir, e as empresas que são intermediárias desses serviços conseguem maiores volumes de negócios;, afirma Lobo.

Do restante, o viés negativo predominou sobre os resultados: serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%); serviços prestados às famílias (-1,0%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,2%).

O gerente da pesquisa afirmou que, após quatro meses de grande volatilidade devido à greve dos caminhoneiros, o setor volta a apresentar taxas com menores variações em outubro. ;O setor de serviços é robusto, representa 30% do PIB, então é difícil crescer ou cair de forma abrupta;, disse Lobo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação