Economia

Evento debate o setor da indústria, que deve crescer acima do PIB em 2019

Correio Debate discutirá setor que deve crescer acima do PIB no próximo ano caso sejam feitos os ajustes que mantenham a trajetória de recuperação da economia, com ênfase para o equilíbrio nas contas públicas

Bernardo Bittar
postado em 16/12/2018 08:00
O presidente da CNI, Robson Andrade, participará da abertura do evento
A estrela da economia brasileira no próximo ano deverá ser novamente o setor industrial, com crescimento estimado de 3%, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). As empresas do setor registraram aumento de 0,4% no terceiro trimestre, o que sinaliza sólido crescimento no ano que vem. A expectativa é que a atividade cresça acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo as projeções.

Na avaliação da CNI, o crescimento do setor no ano que vem será 0,3 ponto percentual além dos 2,7% da economia como um todo. Esse otimismo é condicionado ao desempenho do novo governo na condução de ajustes e reformas tratadas como indispensáveis para a recuperação do Brasil após a longa estagnação.

O tema será debatido amanhã no auditório do Correio Braziliense, das 8h30 às 13h. O Correio Debate reunirá especialistas para discutir a importância da indústria para o desenvolvimento do Brasil. Será aberto por Robson Braga, presidente da CNI, e Carlos Costa, secretário-geral de Produtividade e Competitividade do futuro ministério da Economia.

De acordo com Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai, que participará do evento, é importante discutir o assunto devido ao destaque do tema na agenda do futuro governo. Para ele, o setor industrial tem forte correlação com o padrão educacional brasileiro. São necessárias várias mudanças, diz, com destaque para a grade curricular. O ensino técnico deve fazer parte do ensino médio.

Para o diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Abijaodi, a discussão é importante devido à relevância da indústria para o PIB e da capacidade de geração de empregos. ;Esse tema é importante para o capital da economia, se a indústria crescer, ela tem que ter um capital forte;, afirmou. Abijaodi garante que a expectativa para a esfera da indústria em 2019 é de melhora e crescimento mais significativo. ;Há a expectativa de que os problemas estruturais do Brasil, como a Previdência, a tributação e a burocracia, sejam atacados de frente pelo novo governo;, disse.

A CNI formulou um documento com 42 propostas para a melhora da indústria, que foi entregue aos presidenciáveis durante a campanha eleitoral. Segundo Abijaodi, a mais importante das propostas é a reforma da Previdência. ;Eu acho que hoje, para o Brasil poder crescer, é preciso controlar o deficit fiscal. Não estou colocando a culpa de tudo na Previdência, mas ela é uma das causadoras do deficit permanente;, concluiu.

Outros debatedores serão Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional; Cláudio de Moura Castro, economista; Renata Amaral, especialista em Comércio Exterior da BMJ Associados; e André Portela, professor titular de Políticas Públicas da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até hoje pelo site www.correiobraziliense.com.br/correiodebate.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação