Economia

Apple faz campanha para turbinar negócios no Natal

Acostumada a não investir em publicidade tradicional, empresa muda estratégia para tentar aumentar a procura pelo iPhone XR, que custa mais de R$ 5 mil

Jaqueline Mendes
postado em 17/12/2018 06:05
No Brasil, o iPhone XR é vendido a partir de R$ 5.199São Paulo ; As celebrações de fim de ano, ao que tudo indica, serão menos festivas na sede da Apple em Cupertino, no Estado americano da Califórnia, neste fim de 2018. A gigante fundada por Steve Jobs vive uma espécie de inferno astral desde que lançou o iPhone XR no mercado, há menos de dois meses, em razão de uma série de metas de vendas não atingidas.

Os negócios estão quase 20% abaixo das expectativas do mercado, situação que tem derrubado os preços das ações e forçado a empresa a lançar uma rara campanha publicitária na tevê aberta brasileira. ;A Apple está, claramente, tentando reverter uma estratégia equivocada de vendas, embora tenha um produto de altíssima qualidade;, afirma Marcus Klocker, especialista em branding. ;A reação da empresa dependerá do sucesso dessa ofensiva publicitária e de um eventual reposicionamento de preços.;

A Apple está tentando reagir antes do Natal, a principal data de vendas do comércio mundial. A empresa chegou a suspender temporariamente algumas iniciativas da equipe de marketing para focar todos os esforços em campanhas para promover os novos iPhones, de acordo com reportagem recente publicada pela agência Bloomberg.

;Executivos da companhia moveram algumas pessoas de marketing de outros projetos para trabalhar no reforço de vendas dos últimos portáteis ainda em outubro, cerca de um mês após o iPhone XS começar a ser vendido e dias depois do lançamento do iPhone XR;, afirmou uma fonte ligada à empresa, conforme relato da publicação.

Outra iniciativa recente adotada pela empresa foi a redução de seu volume de produção. De acordo com os analistas da consultoria de tecnologia Rosenblatt Securities, o ritmo de fabricação do iPhone XR deve ser reduzido, uma vez que o smartphone está encontrando dificuldades para se firmar no mercado.

O plano inicial da Apple era produzir entre 90 milhões e 95 milhões de iPhones XR em 2018, mas a estimativa foi revista para 88 milhões de unidades, um tombo que ninguém poderia prever no início do ano. Os especialistas afirmam que seria melhor se a Apple fabricasse, no máximo, 74 milhões de unidades, a fim de reduzir estoques e, assim, diminuir a pressão financeira sobre a empresa.

Pelos cálculos da Rosenblatt Securities, divulgados recentemente em relatório, o iPhone XR está empatado em vendas com o iPhone XS Max e superou as estatísticas do iPhone XS.

Mas o preço do iPhone XR tem sido apontado como um dos motivos para o decepcionante desempenho de vendas. Durante o dia dos solteiros chinês, data celebrada há uma semana, o smartphone conseguiu registrar aumentos das estatísticas de venda após promoções que davam descontos de 10% a 15% na compra do aparelho.

No Brasil, o iPhone XR é vendido a partir de R$ 5.199. ;A força da Apple está em sua marca e na reputação criada em torno de seus produtos;, afirma Eduardo Tomyia, presidente da consultoria britânica Kantar na América Latina. ;Tendo a marca mais valiosa do mundo, sua capacidade de reação é superior às principais concorrentes nesse mercado.;

Não será uma iniciativa inédita se a Apple decidir baratear seus aparelhos, embora a empresa só recorra a essa estratégia em casos de extrema necessidade. O primeiro modelo do

Smartphone, por exemplo, teve um corte de US$ 200 em seu preço oficial menos de três meses após o seu lançamento, enquanto o iPhone X, do ano passado, também parece ter passado por maus bocados antes de decolar nas vendas. Por enquanto, o iPhone XR é, apesar do desempenho aquém do esperado, o modelo mais vendido da marca neste ano.

Um dos questionamentos que os especialistas têm feito nos últimos anos diz respeito à capacidade de a empresa continuar inovando. Apesar de os iPhones ainda terem sua reputação intocada, os lançamentos não causam o mesmo impacto entre os consumidores. A companhia ainda mantém um público cativo, mas ele não tem sido mais surpreendido como em outros tempos. O desafio é justamente este: lançar produtos que deixem os aficionados de queixo caído. O novo iPhone XR não cumpriu esse papel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação