Economia

'Educação brasileira não tem dialogado com o projeto de país', diz Lucchesi

De acordo com o diretor-geral do Senai, nos últimos 20 anos, o Brasil triplicou o investimento em educação e quadruplicou o gasto per capita

Hamilton Ferrari
postado em 17/12/2018 12:12
Lucchesi ainda ressaltou que o grande patamar de desemprego está associado ao modelo educacional adotado até então
O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, disse que a educação brasileira não tem dialogado com o projeto de país, o que prejudica a produtividade. Ele ajudou a construir a reforma do ensino médio, ocorrida no governo de Michel Temer. O discurso ocorreu na manhã desta segunda-feira (17/12) durante o Correio Debate ;A importância da Indústria para o desenvolvimento do Brasil;.

[SAIBAMAIS]De acordo com ele, nos últimos 20 anos, o Brasil triplicou o investimento em educação e quadruplicou o gasto per capita. ;Mesmo assim, a produtividade está estagnada;, comentou Lucchesi. ;A grande questão é que nós não conseguimos estabelecer uma trama entre o projeto país e o desenvolvimento educacional;, completou.

Durante a apresentação, o diretor do Senai apresentou dados alarmantes na educação brasileira. Há 77 milhões de adultos que não têm ensino médio. Além disso, 83% dos jovens que estão nas escolas não irão para a universidade. ;O sistema educacional estava de costas para essas pessoas. Dos que entram no ensino médio, apenas 53% concluem. Entre os mais ricos, 79% concluem. Entre os mais pobres, 26%;, disse.

Lucchesi ainda ressaltou que o grande patamar de desemprego está associado ao modelo educacional adotado até então. ;Hoje, o desemprego é de 11,9%, mas entre os jovens a taxa se aproxima de 30%. Parte da explicação está no modelo educacional que nós adotamos;, alertou.

O diretor declarou que o Brasil precisa inserir a educação dentro do projeto do país, levando a sociedade a discutir os programas para melhorar a produtividade com base no novo modelo educacional.

;Construir uma agenda de competitividade que seja sustentável. Não tem que ser um debate só de educadores, mas também da sociedade;, afirmou Lucchesi. ;O Brasil estava indo na direção errada no ensino médio e estamos adequando ao que os países desenvolvidos e os emergentes adotam. O ensino médio é um período de transição e a implementação do novo ensino médio tem como principal oportunidade a manutenção daquela matriz, que se mostrou ineficaz;, acrescentou o diretor do Senai.

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