Jornal Correio Braziliense

Economia

Crescimento anual do Brasil pode chegar a 5% no prazo de cinco anos

Futuro secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia diz que, se agenda da equipe de transição se concretizar, incremento do PIB ocorrerá em cinco anos. Para ele, Brasil precisa ter menos imposto sobre produção



O futuro secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, informou que a equipe de transição traçou estimativas de crescimento e, se as iniciativas da agenda liberal do novo governo forem concretizadas, o Brasil poderá ter um crescimento anual de 5% no prazo de cinco anos. O economista participou ontem do seminário Correio Debate: A importância da indústria para o desenvolvimento do Brasil, realizado pelo Correio Braziliense em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

;Temos condições de crescer 5% ao ano ou mais;, garantiu. ;Não é um número estratosférico. Se conseguirmos passar de 23% para 30% (a produtividade), em cinco anos, vamos crescer isso. Temos um país que, se fizermos um bom trabalho, podemos gerar mais empregos, ser mais produtivo e competitivo, para nós, mas principalmente para as próximas gerações que virão;, acrescentou.

Durante o evento, Costa defendeu que a economia brasileira precisa ter menos imposto sobre produção e emprego para o país ser mais competitivo. Ao ressaltar que o Brasil perdeu produtividade nos últimos anos, ele lembrou que, em 1980, a capacidade produtiva do país era de 40% da economia dos Estados Unidos (EUA) e, atualmente, essa taxa está em 23%. Na avaliação do futuro secretário, há uma ;falência; do atual modelo de estímulos, e o próximo governo terá o papel de tirar o país do atraso. Para ele, o crescimento da economia será guiado pelo aumento da produtividade.

Na opinião do futuro secretário, um governo menor e mais eficiente, que resolva os problemas fiscais, é a condição mais urgente. Ele indicou eventual revisão nos impostos sobre a produção, uma das bandeiras do presidente eleito, Jair Bolsonaro. ;A indústria tem 21,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e 31,8% da carga tributária. É um peso para produção que nós enxergamos como algo que talvez precise ser revisto;, disse. Costa ainda adiantou que o Ministério da Economia vai incorporar a secretaria de Políticas Públicas para Emprego, que terá um foco em capacitação.

Segundo o futuro secretário, a nova administração pretende rever as políticas atualmente implementadas de geração de emprego, incluindo a do Sistema Nacional de Emprego (Sine), ferramenta usada para ajudar o trabalhador a encontrar vagas no mercado.

Para especialistas, no entanto, uma taxa de crescimento do PIB de 5% ao ano é possível ser alcançada em um ano, mas mantê-la por um período mais longo é algo mais complicado. Uma expansão nesse ritmo, de forma mais sustentável, dependerá do sucesso da agenda reformista e de medidas para estimular o investimento. ;Existe um excesso de ociosidade na indústria que permite um crescimento entre 3% e 4% ao ano, mas garantir uma expansão acima do potencial do PIB, que atualmente está entre 1,5% e 2%, de forma sustentada, é algo que poderá ser alcançado daqui a 10 ou 15 anos;, avaliou Braulio Borges, economista da LCA Consultores.

;É possível atingir esse patamar de crescimento, mas não no atual governo. Há muita coisa para fazer, como as reformas, abrir a economia e criar condições para dar um salto no investimento em infraestrutura para viabilizar essa expansão;, completou. Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, reforçou que esse crescimento de 5% daqui a cinco anos de forma sustentada dependerá do aumento da produtividade, assim como dos investimentos em infraestrutura e da continuidade da pauta microeconômica, iniciada com o governo Michel Temer.