Economia

O maior desafio é a reforma da previdência, avalia presidente do Ipea

Estudo lançado pelo instituto avalia quais são os principais problemas do Brasil e apresenta soluções para elas

Marília Sena*
postado em 19/12/2018 14:20
Ernesto Lozardo, presidente do Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou a segunda edição do livro Desafios da Nação. O estudo que contém 15 capítulos avalia quais são os principais problemas do Brasil e apresenta soluções para eles. De acordo com o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, o foco atualmene deve estar na aprovação da reforma da previdência e a garantia da participação do Brasil no mercado global.

Segundo Lozardo, o livro é um complemento da primeira edição, que serviu para alguns projetos colocados em práticas por parlamentares há dois anos. "O livro mostra como assegurar o desenvolvimento a longo prazo. É impossível um país como o nosso se aventurar em desenvolvimento econômico", disse.

Para o presidente do Ipea, a reforma da previdência tem que ser "plena", sem fatiamento para garantir o equilíbrio fiscal e cambial do país. Segundo ele, o fatiamento da reforma pode levar a um desgaste político e prejudicar a situação econômica do Brasil. "Nós temos muita urgência nisso, é preciso evitar desgastes maiores ao longo do tempo por disputas políticas que não tem relação com a previdência, tem haver com posicionamentos, favores e posições partidárias".

Lozardo criticou a campanha anti globalização, que segundo ele, só beneficia os países desenvolvidos. Para Ernesto, o avanço da globalização só prejudica os países desenvolvidos que não estão prontos para o avanço dos emergentes. ;A globalização não é uma ameaça ao Brasil, é uma oportunidade ao Brasil. Não é uma ameaça aos países emergentes, é uma oportunidade aos países emergentes;, enfatizou.

Para o presidente do Ipea, o Brasil precisa se preparar mais para a inserção no mercado global, ;na globalização o nosso país não tem vez, é necessário trabalhar com racionalidade. O Ipea produziu um trabalho que sustenta isso;, afirmou. O livro está disponível para consulta em formato PDF no site do Ipea.
* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação