Economia

Guedes quer simplificação, redução e eliminação de impostos

Segundo o ministro, o patamar ideal de carga tributária é de 20%

Hamilton Ferrari
postado em 02/01/2019 18:19
Paulo Guedes, ministro da Economia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, durante evento de transmissão de cargo no Instituto Serzedello Correa, em Brasília, que vai buscar a simplificação, redução e eliminação de impostos. Também ressaltou que vai realizar uma reforma administrativa, reduzindo o número de cargos para dar mais eficiência à máquina pública.

[SAIBAMAIS]Durante o discurso, Guedes afirmou que não faltará medidas para melhorar a economia do Brasil durante o próximo governo. ;(Vamos) juntar tudo num imposto único federal;, afirmou o ministro, lembrando que o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, cuidará do tema. ;A Constituição disse que temos que descentralizar os recursos para estados e municípios, de forma que o Brasil reassumisse a sua característica de república federativa. ;O Brasil é uma pirâmide de cabeça para baixo. Os recursos tem que descer. O dinheiro tem que ir onde o povo tá;, completou.

O tema está na lista de medidas prioritárias do governo, atrás apenas da reforma da Previdência e das privatizações. Guedes disse que o patamar ideal de carga tributária é de 20%, bem abaixo dos cerca de 33% que são realidade atualmente. ;Acima disso (20%), é o quinto dos infernos. Tiradentes morreu por isso;, alegou. Segundo Guedes, Marcos Cintra também ficará encarregado de ;acabar com o Refis;, que é o programa especial de regularização tributária de empresas que estão endividadas com o fisco.

Além da reforma da Previdência, Guedes disse que o segundo pilar estão as ;privatizações acelerada; e a melhoria do ambiente de negócios. O ministro garantiu que não haverá abertura brusca da economia para o mercado internacional. ;Se essa reforma não é aprovada, tem que ir desacelerando a simplificação tributária e desacelerar a abertura da economia. Nós queremos implementar isso numa velocidade que prejudique as nossas empresas;, afirmou.

Novos ares
Sobre a reforma administrativa, Guedes apontou que há 390 diferentes cargos no setor público. ;É um absurdo isso;, disse. ;Haverá 30% de cortes só nas redondezas de onde eu frequento, que é o Ministério da Fazenda e do Planejamento. Segundo o ministro, tem gente que tentou barrar a fusão dos ministérios para deixar o ;boi na sombra;, ou seja, garantir privilégios e subsídios. ;Nós vamos buscar o boi na sombra. O que nós podemos fazer para o Brasil? Não adianta tentar preservar um feudo usado para tentar comprar influencia parlamentar e gastos publicitários. Nós vamos buscar esse dinheiro, porque está faltando para a saúde, educação, bolsa família;, disse, aplaudido.

Também apontou que quer desestatizar o mercado de crédito. Sobre a Caixa Econômica Federal, disse que o novo presidente Pedro Guimarães, focará em financiamentos aos micro e pequenos empresários. ;Nós vamos desestatizar o mercado de crédito. Se houver crédito que seja para o micro e pequenas empresas, tudo bem, mas mesmo assim será que precisa do banco público para isso?;, indagou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação