Economia

Guedes quer acabar com desvirtuamento do crédito de bancos públicos

O ministro da Economia fez o pronunciamento durante a posse dos presidentes dos bancos públicos

Gabriela Vinhal, Rosana Hessel
postado em 07/01/2019 11:41
Ministro da Economia Paulo Guedes na cerimônia de posse dos presidentes de bancos públicos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a reforçar o combate ao desvirtuamento do mercado de crédito via bancos públicos. ;O dinheiro barato estava sendo desvirtuado. Os presidentes (dos bancos públicos) vão assumir sabendo que têm que fazer a coisa funcionar de forma certa;, disse, prometendo que o crédito dos bancos públicos não servirão para ajudar apenas os amigos do rei, onde o desvirtuamento da máquina nos bancos ocorreu ;através de piratas privados e burocratas corruptos;.

Guedes fez o pronunciamento durante a posse dos presidentes dos bancos públicos nesta segunda-feira (07/01). No Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assume o economista Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff.

No Banco do Brasil, tomou posse Rubem Novaes, e, na Caixa, Pedro Guimarães. Ao criticar os empréstimos concedidos, principalmente, do BNDES à grandes empresas, ele garantiu que vai abrir as caixas pretas dessas instituições. ;Vai ficar óbvio daqui para frente na medida em que as caixas pretas forem examinadas;, disse.

O ministro defendeu o uso do crédito financeiro como um dos motores da retomada da expansão da economia, mas de forma mais criteriosa, estimulando os pequenos investidores. ;As instituições financeiras são como lubrificantes do crescimento econômico. O crescimento depende de crédito;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação