Economia

Montadoras de veículos catalisam investimentos em tecnologia

Carros elétricos e autônomos são as grandes apostas das fabricantes, mas há outros setores preocupados com formas de ganhar terreno mediante a adoção de novas ferramentas

Paula Pacheco/Estado de Minas
postado em 08/01/2019 10:13
Carro autônomo da Ford: montadora planeja lançar tecnologia sem fio para seus novos modelos de veículos nos EUA, já a partir de 2022

São Paulo ; Um dos setores que mais têm representado o esforço de investir no desenvolvimento de novas tecnologias é o das montadoras de veículos. Ontem, a americana Ford Motor Co. anunciou que planeja lançar uma tecnologia sem fio para seus novos modelos de veículos nos Estados Unidos, já a partir de 2022. Com a novidade, prevê, será possível a comunicação direta entre os dispositivos conectados. A nova tecnologia, chamada C-V2X, tem como objetivo aumentar os sensores usados em carros autônomos, tornando a visão do veículo a partir de radares e câmeras mais abrangente. Em novembro, a multinacional informou que espera iniciar as vendas de carros autônomos em 2021.

A Ford é uma entre tantas montadoras globais que seguem no esforço de avançar com os carros que dispensam a figura do condutor e também descobrir novas formas de melhorar a performance dos carros elétricos e híbridos. Para o setor automobilístico, essa decisão é crucial para a sobrevivência.

;A indústria automobilística tem passado por uma transformação muito relevante, talvez a maior desde a época de Henry Ford. São desenvolvimentos nas áreas de carros conectados, elétricos, autônomos e serviços de mobilidade;, cita Lucas Brossi, sócio da Bain & Company.

Para o especialista, a próxima grande onda de mudança no segmento será a do carro elétrico, que a partir deste ano deverá ter uma oferta mais significativa também no Brasil. Mas para esse tipo de veículo acelerar no país, acredita Brossi, só mesmo com algum tipo de incentivo governamental, além do investimento em infraestrutura, como a instalação de postos e de estacionamentos com fontes para o carregamento das baterias. Do contrário, os potenciais consumidores não vão se sentir confiantes em trocar o modelo à gasolina e etanol.

;Apesar desses detalhes, não acredito que o Brasil consiga fugir dessa tendência. A previsão é de que em 10 anos o país tenha de 20% a 30% de veículos elétricos em sua frota. Com esse aumento nas vendas e o aperfeiçoamento das tecnologias, a tendência é de que o preço caia. E vai pesar na decisão do motorista o fato de ser um veículo muito mais econômico;, explica o executivo da Bain.

Líder do setor automotivo da KPMG, Ricardo Bacellar também destaca que a inovação tem sido o principal pilar dessa indústria. Ele lembra que em uma história de pouco mais de 100 anos, poucas mudanças significativas foram feitas. Nos últimos anos, no entanto, por pressão do mercado consumidor, esse comportamento dos fabricantes teve de mudar.

;A indústria percebeu que os consumidores estavam ficando cada vez mais tecnológicos. Os primeiros veículos começaram a absorver tecnologia de dentro para fora, por exemplo, com câmbio automático e freios mais eficientes. Depois, veio a evolução com o kit multimídia e a tela touch-screen. A tecnologia tem aparecido de forma ainda mais enfática, com veículos elétricos e autônomos. A indústria não vai poder parar, ou perderá espaço para os novos competidores;, explica Bacellar.

O executivo da KPMG se refere a empresas que surgiram nos últimos anos já com a proposta de investir em veículos mais inovadores. O maior exemplo é o da Tesla, de Elon Musk, que apesar de ainda não ter 100% da confiança dos investidores, tem conseguido avançar com uma das plataformas mais tecnológicas dessa indústria.

;É uma questão fundamental para a indústria automobilística fazer investimentos em inovação, com ciclos cada vez mais rápidos. Afinal, o usuário vai querer sempre mais do que tem hoje. A grande questão é a velocidade com que as montadoras conseguirão atender a esse desejo por produtos mais inovadores;, pondera o especialista.

Nos últimos 10 anos, segundo Bacellar, o ciclo de inovação nessa indústria caiu de cinco para três anos. E a tendência é de que esse período seja encurtado ainda mais, à medida que o risco à segurança do usuário recuar ; inclusive digital, já que à medida que os carros são mais conectados, também ficam mais expostos a ataques virtuais.

Novo comportamento

Mas toda essa transformação pela qual vem passando a indústria não tem a ver apenas com a pressão dos consumidores por veículos mais inovadores, mas também pela mudança de comportamento que tem se acentuado nos últimos anos. As gerações mais novas estão cada vez menos preocupadas em ter ; seja um carro ou um imóvel ; e têm optado pela experiência do compartilhamento e até o uso de outros meios de transporte. Com isso, tem crescido as empresas de aplicativo de transporte, como Uber e a brasileira 99, e ainda de forma tímida o conceito de ;car sharing;, de uso compartilhado de carros. E não é só daí que vem a ameaça às montadoras, lembra Bacellar. Também os ;novos; meios de transporte, como bicicletas e patinetes elétricos, em que se paga por tempo de uso, representam uma concorrência adicional aos carros.

;Se todos estão avaliando as vantagens possíveis com a mobilidade, não dá para as montadoras pensarem apenas em fabricar e vender carro, como se fazia até outro dia;, destaca o executivo.

Estudo divulgado no início do ano passado pela PwC aponta que até 2030, um em cada três quilômetros rodados será percorrido por carros autônomos. Influenciarão esse crescimento aspectos como a autonomia dos veículos, a eletrificação, a conectividade e o compartilhamento.

;A maioria das montadoras já se apresenta como provedora de mobilidade, tanto por conta da evolução tecnológica quanto pela mudança da cabeça dos consumidores, que adquire novos hábitos;, explica Marcelo Cioffi, da PwC. O especialista no setor acredita que esse era um comportamento esperado, já que o automóvel é o segundo maior custo no orçamento familiar.

Mas não é apenas o compartilhamento e o tipo de energia para o funcionamento do carro que vão mudar. Também vão crescer os serviços prestados por empresas de outros setores. Cioffi lembra que a Amazon, por exemplo, já testa uma fechadura residencial que pode ser aberta por seus funcionários na hora da entrega da mercadoria em uma residência. ;Por que não imaginar que esse mesmo tipo de tecnologia pode ser usado para que uma empresa tenha acesso ao porta-malas e deixe ali uma encomenda?;, diz. O executivo da PwC resume o que vem por aí: ;O veículo do futuro será elétrico, compartilhado, conectado e altamente atualizável.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação