Economia

Minas e Energia nomeia Reive Barros para secretaria de planejamento

O novo secretário tem 30 dias para renunciar ao cargo na Empresa de Planejamento Energético. Outros seis nomes foram anunciados por meio de publicação no Diário Oficial

Simone Kafruni
postado em 17/01/2019 18:54
O novo secretário tem 30 dias para renunciar ao cargo na Empresa de Planejamento Energético. Outros seis nomes foram anunciados por meio de publicação no Diário Oficial
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou ontem, no Diário Oficial da União, as nomeações para secretarias e diretorias da pasta. O atual presidente Empresa de Planejamento Energético (EPE), Reive Barros, foi nomeado novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE). Barros, que já foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem 30 dias para renunciar ao cargo na EPE.

A SPE é responsável por desenvolver ações estruturantes de longo prazo para a implementação de políticas setoriais. Funciona como núcleo de gerenciamento dos programas e projetos e assegura a integração setorial no âmbito do MME. Além disso, é a secretaria responsável por traçar as diretrizes e coordenar a elaboração e implementação de instrumentos como o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), o Plano Nacional de Energia (PNE) e a Matriz Energética Nacional.

O novo secretário da SPE tem 36 anos de experiência profissional, com carreira desenvolvida em grandes empresas do setor elétrico na área de distribuição e transmissão. Barros é graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com linha de pesquisa em Gestão de Empreendimentos de Transmissão de Energia Elétrica e especialista em Administração Estratégica.

Também foram nomeados ontem: Agnes Maria de Aragão da Costa, para chefe da assessoria especial em Assuntos Regulatórios; Bruno Eustáquio de Carvalho, para secretário-executivo adjunto; Edvaldo Luís Risso, para assessoria especial de Gestão de Projetos; José Roberto Bueno Júnior, para chefe de gabinete do ministro; José Wanderley Uchoa Barreto, para diretor de Programa da secretaria-executiva; Renata Rosada da Silva, para diretoria de Programa do MME.

Visitas


Ontem, o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, recebeu o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior. A reunião durou mais de horas. Segundo a assessoria, o MME está se mobilizando para receber os representantes dos setores de energia e mineração.

;Durante esta semana, o ministro Bento Albuquerque vem recebendo alguns presidentes de empresas do setor. A partir da próxima semana, a equipe começa a convidar as entidades da área para apresentar as propostas de ações que nortearão as novas atividades do MME no curto, médio e longo prazos;, afirmou.

Serão apresentadas as ações sobre as quais o MME concentrará seus esforços nos 100 primeiros dias do governo e que estão em discussão avançada com a Casa Civil da Presidência da República. ;São propostas, algumas já em fase de consolidação, setoriais e intersetoriais, que vão compor uma agenda de trabalho com base em um diálogo responsável, pragmático e transparente com os agentes;, destacou a pasta.

As questões serão aprofundadas nos próximos meses, com a contribuição dos profissionais convidados para assumirem as secretarias finalísticas do MME e nomeados pela Casa Civil; com o concurso da presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O ministro Bento Albuquerque tem aproveitado as reuniões semanais do conselho de governo para destacar a urgência que requerem atuação integrada: a resolução do risco hidrológico e o leilão da cessão onerosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação