Simone Kafruni
postado em 17/01/2019 18:54
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou ontem, no Diário Oficial da União, as nomeações para secretarias e diretorias da pasta. O atual presidente Empresa de Planejamento Energético (EPE), Reive Barros, foi nomeado novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE). Barros, que já foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem 30 dias para renunciar ao cargo na EPE.
A SPE é responsável por desenvolver ações estruturantes de longo prazo para a implementação de políticas setoriais. Funciona como núcleo de gerenciamento dos programas e projetos e assegura a integração setorial no âmbito do MME. Além disso, é a secretaria responsável por traçar as diretrizes e coordenar a elaboração e implementação de instrumentos como o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), o Plano Nacional de Energia (PNE) e a Matriz Energética Nacional.
O novo secretário da SPE tem 36 anos de experiência profissional, com carreira desenvolvida em grandes empresas do setor elétrico na área de distribuição e transmissão. Barros é graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com linha de pesquisa em Gestão de Empreendimentos de Transmissão de Energia Elétrica e especialista em Administração Estratégica.
Também foram nomeados ontem: Agnes Maria de Aragão da Costa, para chefe da assessoria especial em Assuntos Regulatórios; Bruno Eustáquio de Carvalho, para secretário-executivo adjunto; Edvaldo Luís Risso, para assessoria especial de Gestão de Projetos; José Roberto Bueno Júnior, para chefe de gabinete do ministro; José Wanderley Uchoa Barreto, para diretor de Programa da secretaria-executiva; Renata Rosada da Silva, para diretoria de Programa do MME.
Visitas
Ontem, o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, recebeu o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior. A reunião durou mais de horas. Segundo a assessoria, o MME está se mobilizando para receber os representantes dos setores de energia e mineração.
;Durante esta semana, o ministro Bento Albuquerque vem recebendo alguns presidentes de empresas do setor. A partir da próxima semana, a equipe começa a convidar as entidades da área para apresentar as propostas de ações que nortearão as novas atividades do MME no curto, médio e longo prazos;, afirmou.
Serão apresentadas as ações sobre as quais o MME concentrará seus esforços nos 100 primeiros dias do governo e que estão em discussão avançada com a Casa Civil da Presidência da República. ;São propostas, algumas já em fase de consolidação, setoriais e intersetoriais, que vão compor uma agenda de trabalho com base em um diálogo responsável, pragmático e transparente com os agentes;, destacou a pasta.
As questões serão aprofundadas nos próximos meses, com a contribuição dos profissionais convidados para assumirem as secretarias finalísticas do MME e nomeados pela Casa Civil; com o concurso da presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O ministro Bento Albuquerque tem aproveitado as reuniões semanais do conselho de governo para destacar a urgência que requerem atuação integrada: a resolução do risco hidrológico e o leilão da cessão onerosa.