Economia

MME completa equipe de secretários com mais duas nomeações

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, escolheu Alexandre Vidigal de Oliveira para Mineração e Geologia, e Ricardo Cyrino, para secretaria de Energia Elétrica

Simone Kafruni
postado em 22/01/2019 14:52
Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque
Com duas nomeações publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (22/1), o Ministério de Minas e Energia (MME) completou as seis secretarias da pasta. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou o juiz federal aposentado Alexandre Vidigal de Oliveira para a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) e Ricardo Cyrino para a Secretaria de Energia Elétrica.

O time do segundo escalão do MME está completo, com os nomes anteriormente anunciados: Marisete Dadald Pereira, como secretária-executiva; Bruno Eustáquio de Carvalho, secretário-executivo adjunto, Márcio Félix, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; e Reive Barros, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético.


Energia Elétrica


Com mais de 30 anos de experiência no setor elétrico, Ricardo Cyrino tem formação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, com MBA em energia pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) e em programas de liderança executiva pela University of Virginia e pela Georgetown University, ambas nos Estados Unidos.

A experiência do executivo foi desenvolvida em empresas como Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e AES Brasil (Eletropaulo, Sul, Tietê e Uruguaiana) em áreas de gestão comercial, desenvolvimento de negócios, relações institucionais, assuntos regulatórios para distribuição, geração e comercialização.

À frente da secretaria, Cyrino vai coordenar, orientar e controlar as ações do MME relacionadas às políticas do setor de energia elétrica, de forma a garantir o suprimento a todos os consumidores do território nacional, com desempenho adequado da operação do sistema elétrico.

Geologia e Mineração


Novo titular da SGM, o juiz federal Alexandre Vidigal de Oliveira já atuou em Brasília, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. No Judiciário, dedicou-se à análise e decisão de questões de alta complexidade no setor público, inclusive no setor energético, de petróleo e mineração, solucionando crises da relação público-privada, predominantemente em temas de direito Constitucional, administrativo, tributário e penal.

Vidigal é doutor em Direito com formação no exterior, na Universidad Carlos III na Espanha, com título convalidado pela Universidade de Brasília (UnB). No desempenho na função de secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral terá a responsabilidade pela gestão pública do setor de geologia e mineração, com atuação nos campos da pesquisa, exploração, tecnologias, controle, sustentabilidade dos recursos naturais, e pela implementação de políticas públicas e articulação com os demais setores e entes federados para o desenvolvimento do setor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação