Economia

Confiança do empresário aumenta pelo quarto mês consecutivo, diz CNI

A pesquisa informou também que é o terceiro mês consecutivo que o índice se mantém acima de 60 pontos

Hamilton Ferrari
postado em 23/01/2019 10:19
Confiança do empresário aumenta pelo quarto mês consecutivo, diz CNI
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,9 ponto em relação a dezembro de 2018 e alcançou 64,7 pontos em janeiro de 2019. Este é o maior valor desde junho de 2010, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (23/1).

O indicador está a 10,4 pontos acima da média histórica, que é de 54,3 pontos. A pesquisa informou também que é o terceiro mês consecutivo que o índice se mantém acima de 60 pontos. De acordo com a CNI, a pontuação varia de de zero a cem, sendo que, quando estão acima de 50 pontos, mostram que os empresários estão confiantes.

Em comunicado, o economista Marcelo Azevedo, da CNI, disse que há uma grande expectativa em relação a aprovação da reforma da Previdência. ;A sinalização do enfrentamento de questões urgentes da economia brasileira mantém o otimismo do empresário em alta. Para que esse cenário se mantenha, é fundamental que as expectativas se concretizem, com a apresentação das propostas de reformas previdenciária e tributária;, afirmou.

Segundo o levantamento, as grandes empresas são as mais confiantes. O ICEI deste grupo alcançou 65,5 pontos, enquanto as médias atingiu 64,3 pontos. As pequenas, por sua vez, marcaram 63,3 pontos. ;A manutenção do índice em patamar elevado mostra que os empresários estão confiantes e, assim, mais dispostos a contratar trabalhadores e investir;, analisa a CNI.

O índice de Condições Atuais aumentou para 54,2 pontos, registrando o maior nível desde fevereiro de 2011. O índice de Expectativas subiu para 6,9 pontos.

A pesquisa foi feita entre 7 e 17 de janeiro com 2.503 empresas, sendo que 1.001 são pequenas, 925 médias e 577 grandes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação