Publicidade

Correio Braziliense

BC lança 'assistente virtual' para consulta de informações sobre dívidas e contas

A versão inicial da ferramenta, conforme o Banco Central, auxilia o cidadão na consulta de certidão de que não possui nenhum relacionamento com instituições financeiras


postado em 24/01/2019 15:00 / atualizado em 24/01/2019 15:37

(foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

O Banco Central informou nesta quinta-feira (24/1) por meio de nota, que está lançando o Din, seu assistente virtual (Chat Bot). O Din estará disponível na página do Registrato - sistema em que o cidadão pode consultar relatórios com informações sobre operações de crédito e relacionamento com bancos.

"Em sua versão inicial, o Din vai auxiliar o cidadão a consultar relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos que possui com instituições financeiras. O Din evoluirá em breve para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC", disse o BC por meio de nota.

A versão inicial da ferramenta, conforme o BC, auxilia o cidadão na consulta de certidão de que não possui nenhum relacionamento com instituições financeiras. Este documento é utilizado, por exemplo, para comprovar hipossuficiência financeira (incapacidade de se sustentar) para os casos de recebimento de financiamento estudantil e auxílio jurídico gratuito.

"O Din funciona mediante conversa guiada, utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning. A iniciativa está alinhada à estratégia do Banco Central de utilizar as inovações tecnológicas para a melhoria de seus serviços ao cidadão", informou o BC em nota. "Inicialmente, o assistente foi desenvolvido para propiciar uma melhor experiência de uso em computadores pessoais (desktops)."

A página do Registrato pode ser acessada neste endereço: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade