Economia

Rede de hospitais Mater Dei quer acelerar expansão

Depois de inaugurar o terceiro complexo hospitalar em Minas Gerais, em Betim,grupo avalia investimentos em hospitais fora do estado, no Sudeste e no Centro-Oeste

Nelson Cilo
postado em 25/01/2019 06:00
Hospital Mater Dei de Betim-Contagem, inaugurado na semana passada, marca crescimento da rede hospitalar
Na semana passada, o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador, que comanda um dos mais renomados grupos hospitalares de Minas Gerais, passou mais tempo no avião e em conexões em aeroportos brasileiros do que em seu escritório na capital mineira. Parte da jornada se justifica pelos planos de aumento que o empresário tem rascunhado para a companhia nos próximos anos. ;Vamos definir um plano de expansão para além do território mineiro, com investimentos em outras partes do Sudeste e do Planalto Central;, afirmou Salvador, durante uma de suas trocas de voos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. ;Estou indo agora para Porto Alegre, outro mercado com grande potencial para a área médica;, acrescentou.

O otimismo de Salvador se baseia em sua convicção de que o aguardado crescimento da economia brasileira neste ano, que tem ajudado a reduzir o desemprego, vai reaquecer a indústria da saúde. ;O setor hospitalar está passando por um processo de expansão e consolidação, com a entrada de grandes grupos nacionais e estrangeiros;, disse o presidente da Mater Dei. ;Sabemos que precisamos fazer bons investimentos para não perder a chance de acompanhar esse crescimento;, completou (leia mais na entrevista abaixo).

A ofensiva da Mater Dei, que faturou R$ 680 milhões no ano passado, um crescimento de 15% sobre 2017, se dá em um período emblemático para o grupo, fundado em 1980. Na semana passada, a empresa abriu as portas de seu terceiro hospital, a unidade Betim-Contagem, localizada no número 15.500 da Via Expressa, em Betim. Trata-se do primeiro hospital a operar fora da capital mineira. A unidade nasce com a proposta de levar para a região metropolitana o mesmo padrão de serviço e infraestrutura da Mater Dei Santo Agostinho, em operação desde o início da história da empresa, e do Mater Dei Contorno, inaugurada em 2014.

Unidade na Região Metropolitana de BH conta com recursos de última geração para garantir o padrão de atendimento

Segundo o presidente, essa inauguração escreve um importante capítulo da história da empresa. ;Mais do que apenas abrir um novo hospital, nossa missão é apresentar um novo conceito de excelência em serviço para nossos pacientes;, afirma. ;Além disso, queremos ser referência em qualidade de gestão financeira, garantindo custos mais baixos e maior acesso à medicina de qualidade;, completa. A estratégia de ampliar o acesso se explica pelos números mais recentes do setor. Pelos cálculos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em três anos, de 2015 a 2018, houve redução de 3,1 milhões de usuários de planos de saúde no país, fenômeno que impactou nas receitas de todas as empresas da área médica.

Nesse ambiente, o custo é, indiscutivelmente, um ponto nevrálgico do setor da saúde, atualmente. Tanto é que começam a surgir tecnologias voltadas especificamente à administração desse segmento. ;Mais de 40% dos gastos das empresas com planos de saúde de seus funcionários poderiam ser evitados se houvesse melhor gestão;, garantiu o consultor na área médica Francisco Vignoli, fundador da Carelink, um banco de dados com informações médicas, voltado à redução do desperdício na área médica.

;Estamos criando soluções que monitoram, armazenam e catalogam todas as informações sobre serviços utilizados nos planos de saúde dos usuários, e que realizam toda a logística de dados médico-hospitalares;, disse Vignoli. ;A tecnologia realmente pode operar milagres nos cofres das empresas brasileiras, basta que seja realizado um diagnóstico preciso e que seja prescrito o tratamento adequado. Dessa forma, é possível manter a saúde e os custos equilibrados.;

Tecnologia

O grupo Mater Dei sabe que a tecnologia, seja na gestão, seja na infraestrutura, é fundamental para garantir um crescimento robusto nos próximos anos. Tanto é que o Salvador liderou uma comitiva de especialistas e parceiros a uma visita ao Apple Park, em Cupertino, na Califórnia, nos Estados Unidos. O objetivo foi compartilhar conhecimentos e experiências do setor no Brasil e realizar uma imersão nos campos de inovação e tecnologia.

;A visita de trabalho à Apple proporciona conhecermos e termos acesso a tecnologias que contribuem para facilitar a conectividade e atuação dos profissionais de saúde em benefício dos nossos pacientes. Buscamos sempre o que há de novo e que pode ser aplicado na área da saúde e investimos em tecnologia e inovação para dar suporte e facilitar a interação da comunidade Mater Dei ; pacientes, corpo clínico e equipes assistenciais e de apoio;, afirma o presidente.

Após a visita à Apple, os executivos terminaram a semana percorrendo a matriz do Ochsner Medical Center em Nova Orleans, uma rede com dezenas de hospitais em diversos estados do país. ;Pudemos observar na prática os conceitos que foram demonstrados na visita a Cupertino, sede da Apple. Fomos recebidos por Richard Milani, diretor-médico da Ochsner, e sua equipe de médicos, gestores e especialistas em Inovação. Ao visitar as instalações do complexo e observar as inúmeras interações entre pacientes, médicos e hospital, percebi o quanto a tecnologia pode apoiar a melhoria da assistência e a experiência de médicos, enfermagem e o paciente;, enfatizou Henrique Salvador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação