Simone Kafruni
postado em 31/01/2019 10:21
A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (31/1), que o seu conselho de administração aprovou os nomes indicados pelo governo para compor o colegiado.
A estatal informou que, ;em continuidade aos comunicados ao mercado de janeiro de 2019, o conselho aprovou as nomeações do almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira para presidente do conselho de administração da companhia e de João Cox para membro; do colegiado. Essas nomeações ainda serão submetidas à próxima Assembleia Geral de Acionistas (AGE).
Adicionalmente, o conselho aprovou as eleições de Carlos Alberto Pereira de Oliveira como diretor executivo de Exploração e Produção e de Rudimar Andreis Lorenzatto como diretor executivo de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia.
Currículos
Primeiro militar em duas décadas a presidir o conselho da petroleira, Eduardo Leal Ferreira é almirante de esquadra e foi comandante da Marinha do Brasil até janeiro de 2019, tendo, portanto, chegado ao topo de sua carreira.
Além da Escola Naval, Leal Ferreira recebeu treinamento de nível superior na Escola de Guerra Naval do Brasil e na Academia de Guerra Naval do Chile. Foi também instrutor na Academia Naval de Annapolis, dos Estados Unidos. Antes de ser comandante da Marinha do Brasil, exerceu vários cargos importantes, como comandante-em-chefe da Esquadra e comandante da Escola Superior de Guerra.
João Cox é economista com especialização em economia petroquímica pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Possui sólida carreira como executivo, tendo sido presidente da Telemig Celular e da Claro.
Cox tem experiência em participar de vários conselhos de administração, como o da Tim Brasil, que ainda preside, da Tim Participações, da Embraer, da Linx e da Braskem.
Carlos Alberto Pereira de Oliveira é graduado em engenharia mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia e em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em finanças e análise de investimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro. Atua na Petrobras há 38 anos, tendo ocupado diversas funções executivas na área de Exploração e Produção.
Rudimar Andreis Lorenzatto é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em outras instituições no exterior. Atua na Petrobras há mais de 30 anos, tendo ocupado diversas funções gerenciais nas áreas de construção de poços, operação da produção e sistemas submarinos.
;Os demais nomes já indicados, Nivio Ziviani para exercer o cargo de membro do conselho de administração e Anelise Quintão Lara para diretoria de Refino e Gás Natural, estão seguindo os procedimentos internos de governança corporativa com as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia.;