Economia

Para Maia, necessidade da Reforma da Previdência é 'inexorável'

O presidente da Câmara dos Deputados realizou discurso durante a cerimônia de abertura do ano legislativo do Congresso Nacional

Rosana Hessel
postado em 04/02/2019 16:36
Rodrigo Maia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em seu discurso durante a solenidade de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, destacou a reforma da Previdência como maior desafio dessa nova Legislatura.

[SAIBAMAIS];A realidade aponta para a necessidade inexorável da reforma da Previdência;, frisou ele na mesa composta pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, a primeira-secretária do Congresso, Soraya Santos (MDB-RJ), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Soraya fez a leitura da mensagem presidencial entregue por Onyx ao presidente do Congresso.

O deputado federal democrata lembrou que ela é uma das principais medidas para a recuperação do equilíbrio fiscal não é apenas da União como também de estados e de municípios, que ;também atravessam uma crise sem precedentes; que levam em dúvida a capacidade de recuperação da economia brasileira. Ele lembrou que sete governadores já decretaram estado de calamidade financeira.
[FOTO1330184]

Na avaliação de Maia, aprovar a proposta de reforma da Previdência que será enviada pelo Executivo demandará bastante debate no Congresso e avançar a pauta das reformas estruturais cobrada pelas urnas será um desafio para os parlamentares. ;Não é tarefa simples uma vez que envolve sacrifícios da população. É imperativo enfrentar esse desafio e com mais urgência nesta Legislatura;, afirmou ele, reforçando que a proposta precisará ser debatida devidamente com os parlamentares e com a sociedade, ou seja, passando por todos os trâmites normais da Casa, sem atropelos.

Maia também destacou que a aprovação da reforma previdenciária visará garantir a geração de empregos e os benefícios da retomada do crescimento. Ele destacou outras pautas urgentes no Congresso que buscarão atender os anseios populares e, nesse sentido, além da reforma da Previdência, ele citou medidas como a reforma tributária, a retomada do crescimento econômico, a redução da violência, o combate à corrupção e a redução da pobreza.

No fim do discurso, o parlamentar fez um balanço de 2018, onde a Câmara aprovou 149 propostas e 132 projetos em caráter conclusivo, apesar de ter sido um ano eleitoral em que muitos parlamentares se ausentaram ao longo do ano. ;Passada as emoções da campanha, teremos condições de retomar o ritmo dos trabalhos e um debate civilizado;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação