Agência Estado
postado em 05/02/2019 07:56
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, jantou na noite de segunda-feira (04) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o secretário do Tesouro do país, Steven Mnuchin, na Casa Branca.
Powell tem sido frequente alvo de críticas de Trump desde meados do ano passado. Ao longo de 2018, o Fed elevou suas taxas básicas de juros em quatro ocasiões, levando Trump a consultar assessores sobre a possível demissão de Powell.
Trump não se reunia com Powell desde que o avaliou para a liderança do Fed, em novembro de 2017. Powell assumiu o comando do BC americano há um ano.
O vice de Powell no Fed, Richard Clarida, também participou do jantar de ontem. Segundo o Fed, Trump os convidou para discutir sobre economia.
Na semana passada, Powell afirmou que o Fed será paciente antes de fazer novos ajustes em sua política monetária, sugerindo que a instituição poderá demorar mais para voltar a elevar juros, em meio a preocupações com a desaceleração da economia global que geraram forte volatilidade nos mercados financeiros mundiais no fim do ano passado.
Sobre o jantar com Trump, o Fed disse que os comentários de Powell foram em linha com as declarações que ele fez na coletiva de imprensa da última quarta-feira (30), quando a instituição decidiu manter seus juros inalterados. Powell não discutiu suas expectativas para a política monetária, mas ressaltou que "a trajetória da política dependerá inteiramente de novos indicadores econômicos e o que isso significa para a perspectiva".
O Fed disse ainda que Powell reafirmou o compromisso da instituição com análises não políticas e objetivas.
Na semana passada, Powell afirmou que pressões políticas, incluindo de Trump, não influenciaram e não influenciarão o Fed.
Um funcionário do governo Trump que foi informado sobre o jantar disse que o encontro de ontem foi "cordial" e que houve "uma troca de muitos pontos de vista diferentes".
O jantar, que coincidiu com o 66º aniversário de Powell, durou cerca de 90 minutos, segundo fonte com conhecimento do encontro. Fonte: Dow Jones Newswires.