Economia

Inadimplência nas escolas particulares do DF chega a 30%

A dificuldade das famílias para pagar as parcelas têm levado muitos estabelecimentos de ensino a criar estratégias para evitar prejuízos

Beatriz Roscoe*
postado em 09/02/2019 07:00
Sala de aula vazia com carteiras
A taxa de inadimplência ; por atraso na mensalidade ;nas escolas particulares do Distrito Federal chega a 30%, segundo levantamento feito pelo Correio. Para o terapeuta e educador financeiro Jônatas Bueno, isso ocorre porque muitas famílias, na hora da matrícula, assumem compromissos que não têm condições de pagar. ;A educação exige outras despesas além da mensalidade, como material escolar, transporte, alimentação, e, muitas vezes, os pais não se planejam para isso;, disse.

A dificuldade das famílias para pagar as parcelas têm levado muitos estabelecimentos de ensino a criar estratégias para evitar prejuízos. A diretora financeira de uma escola na Asa Sul conta que segue uma política de renegociação de débitos: ;Enviamos os valores reajustados conforme o contrato, os pais oferecem uma contraproposta, e negociamos até encontrar um denominador comum;, afirmou.

Para fugir da inadimplência, Bueno recomenda às famílias que procurem manter uma reserva suficiente para três a seis meses de gastos normais. Ele explicou que a mensalidade escolar é uma das primeiras contas que as famílias deixam de pagar por causa da possibilidade de renegociação, mas recomenda não deixar acumular.

Os pais que estão tendo dificuldades para pagar a escola devem fazer um diagnóstico do orçamento familiar para entender para onde vai o dinheiro. No caso de renegociação da dívida, Bueno recomenda entender as taxas de juros, o valor a ser pago, além de estabelecer um plano que respeite a capacidade financeira da família.

*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação