Economia

Incêndio atinge galpão na usina de Belo Monte, mas não há vítimas, diz Eletrobras

Bombeiros iniciaram, nesta terça-feira, perícia sobre incêndio na Usina de Belo Monte

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 12/02/2019 11:07

Incêndio atinge galpão na usina de Belo Monte, no Pará

A Eletrobras informou que um incêndio atingiu um galpão de almoxarifado do Consórcio Construtor Belo Monte, em Vitória do Xingu (PA). Segundo a Sociedade de Propósito Específico Norte Energia (SPE), responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, foram tomadas providências imediatas de envio da brigada de emergência do canteiro de obras e acionamento do Corpo de Bombeiros de Altamira.

Por medida de segurança, todos os trabalhadores foram retirados do local e, segundo o Consórcio Construtor, responsável pela área, não há vítimas e os danos foram somente materiais. A Eletrobras e suas controladas possuem participação minoritária na SPE Norte Energia.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará em Altamira está aguardando o pedido formal do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) para iniciar as investigações sobre o incêndio que atingiu um galpão da usina no fim da tarde de ontem. À Agência Brasil, o comandante do batalhão, tenente-coronel Valtencir da Silva Pinheiro, informou que a perícia no local deve durar um dia, mas as conclusões só serão divulgadas no fim do mês.

;A conclusão da perícia leva em torno de 15 dias. Mas não era uma área grande. Agora, estamos aguardando eles formalizarem a solicitação e temos que esperar esfriar o ambiente para os levantamentos necessários;, disse.

Mais de 20 bombeiros trabalharam por quase seis horas no combate ao incêndio. O 9; Grupamento foi acionado pouco antes das 18h dessa segunda-feira (11) e encerrou a operação por volta da 1h. O galpão, de cerca de 70 metros de comprimento, segundo os bombeiros, funcionava como depósito de material combustível.

De acordo com o comandante, havia outro depósito de material inflamável nas proximidades, mas o fogo foi controlado a tempo e o risco de disseminação do incêndio foi afastado nos primeiros instantes. Enquanto bombeiros militares combatiam o fogo dentro do galpão, funcionários da brigada mantida pela empresa no local atuaram na área externa.

;Internamente, na área das chamas, apenas os bombeiros podem atuar, eles têm caminhões e equipamentos de apoio de menor porte. A brigada atuou de imediato e, graças a isso, todo mundo foi retirado do local assim que o incêndio começou. Ninguém ficou ferido;, afirmou o tenente-coronel.

Com informações das agências Estado e Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação