As vendas do comércio varejista caíram 2,2% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quarta-feira (13/2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio abaixo do piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 1,7% a avanço de 1,2%, com mediana negativa de 0,1%.
Na comparação com dezembro de 2017, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 0,6% em dezembro de 2018. O resultado também ficou aquém das expectativas, que iam de uma alta de 1,5% a 6,8%, com mediana positiva de 3,8%, nesse confronto.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,3% no ano de 2018, perto do piso das previsões (alta de 2,1% a 3,0%, com mediana positiva de 2,6%).
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 1,7% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio no piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 1,7% a alta de 1,6%, com mediana negativa de 0,8%.
Na comparação com dezembro de 2017, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 1,8% em dezembro de 2018. Nesse confronto, também coincidiu com o piso das projeções, que variavam desde um aumento de 1,8% a 7,6%, com mediana positiva de 4,0%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,0% no ano de 2018, ficando abaixo da mediana das estimativas (calculada em 5,2%, com base num intervalo de 4,10% a 5,60%)
A queda de 2,2% nas vendas do comércio varejista em dezembro ante novembro de 2018 foi a mais acentuada para essa época do ano em toda a série histórica, iniciada em 2001, informou nesta quarta-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Considerando todos os meses do ano, o recuo no volume vendido pelo varejo em dezembro ante novembro foi o mais intenso desde janeiro de 2016, quando as vendas caíram 2,5%.
No ano de 2018, a alta de 2,3% registrada pelas vendas do varejo foi a mais intensa desde 2013, quando o volume vendido cresceu 4,3%. Em 2017, as vendas tinham subido 2,1%.
Média móvel trimestral
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito ficou estável (0,00%) em dezembro de 2018, divulgou o IBGE.
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou recuo de 0,3% em dezembro.
Revisões
O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em novembro ante outubro, de uma alta de 2,9% para avanço de 3,1%. A taxa de outubro ante setembro passou de -1,1% para -0,9%.
O resultado do varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, também sofreu revisão: a taxa de novembro ante outubro passou de alta de 1,5% para aumento de 1,3%.