Economia

'Vamos reprivatizar a Vale', diz Salim Mattar, secretário de Desestatização

Mattar defendeu, em evento em Brasília, que a participação dos fundos de pensão, que hoje controlam a mineradora Vale, seja 'repensada'

Simone Kafruni
postado em 13/02/2019 11:43
Mattar (ao centro): 'A Vale não foi privatizada, porque fundos de pensão ainda detêm o controle da empresa'O secretário e Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, afirmou nesta quarta-feira (13/2) que o governo precisa reprivatizar a Vale. A mineradora pertence aos fundos de pensão, explicou. ;Efetivamente, a empresa foi privatizada de uma forma, que não é como as outras companhias de mercado. Isso leva a uma reflexão: talvez a gente tenha que melhorar o aspecto de desestatização, reduzindo um pouco a presença desses fundos nas empresas, de forma que possam ser mais privada e sem interferência do governo;, disse, ao deixar o Seminário de Abertura do Ano 2019.

Conforme Mattar, a Vale é uma ;fantástica; companhia, segunda maior mineradora do mundo. ;Estava prestes a se transformar na número um, geradora de riqueza e empregos, listada no Brasil e em Nova York. Uma companhia espetacular, mas aconteceu um desastre que trouxe à tona muitas coisas;, afirmou.

Uma dessas coisas, continuou o secretário, foi uma reportagem do Uol que levantou a questão da Vale não ser privatizada por conta da participação dos fundos de pensão e da BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

;A sociedade e o governo precisam fazer uma reflexão se nós queremos que os fundos de pensão continuem tendo participação dos fundos. A BNDESPar tem ações da Vale. Não há um horizonte para a venda dos papéis, porque estão no pior momento. A empresa perdeu muito valor. Não faz sentido vender neste momento;, detalhou Mattar.

Hora de segurar as ações

Segundo ele, agora é hora de segurar as ações. ;Vamos aguardar um, dois, três anos. Não sei quando será o momento. Mas o BNDES tem que ter carteira de R$ 100 bilhões? Ou esse dinheiro poderia reduzir a dívida ou o deficit, ou ainda para escolas, saúde segurança?;, indagou.

Mattar comentou que os governos anteriores eram tão estatistas que não bastava as empresas serem só da União, mas bancos públicos também compravam ações. ;Este governo veio para desestatizar. Então é natural que, num período de tempo, essas ações sejam vendidas. Temos que descobrir o timing correto para desfazer essa carteira e aplicar o dinheiro em educação saúde e dinheiro;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação