Economia

Guedes: governo não deve ser 'máquina de transferência perversa de renda'

Em discursos sobre a eficiência do estado, Guedes citou que é preciso levar recursos para os municípios e pessoas que mais precisam

Hamilton Ferrari
postado em 13/02/2019 11:58
O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa do lançamento do Painel de Viagens
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, durante apresentação do nova plataforma digital ;Painel de Viagens;, que o servidores públicos precisam atender à população e também citou que o estado não pode agir como uma ;máquina de transferência perversa de renda; por meio da Previdência Social. As declarações foram dadas na manhã desta quarta-feira (13/2) no auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios, onde era a sede do antigo Ministério do Planejamento.

Em discursos sobre a eficiência do estado, ele citou que é preciso levar recursos para os municípios e pessoas que mais precisam, tendo melhor gerência dos recursos públicos. Ele citou a Previdência Social como uma ferramenta que cria distorções e concentração de renda. ;Não podemos ser máquina de transferência perversa de renda através da Previdência Social, impostos e subsídios;, disse Guedes.

O ministro afirmou que as pessoas precisam vir à Brasília para fazer pedidos. ;Subsídios, dinheiro para isso, dinheiro para aquilo;, exemplificou. ;Mas eu pergunto: o que eles podem dar ao Brasil? Muitas vezes nossa vida é jogada de um lado para o outro e não são as melhores opções;, completou.

Guedes ainda ressaltou que a estrutura de governo existente com os subsídios permitiram a ;quebra; do país. ;Nós somos servidores, muito mais que autoridades. Estamos servindo o Brasil por um curto período de tempo. Vocês não, são servidores há muito tempo e estão defendendo o patrimônio do Brasil", disse ao destacar a ferramenta digital Painel de Viagens.

Painel de Viagens


O Painel de Viagens é uma ferramenta digital que agrega informações sobre dados de viagens realizadas a serviço por empregados públicos, servidores, militares e colaboradores do governo federal. A plataforma tem dados sobre diárias, passagens e outras informações.

Segundo secretário adjunto de Desburocratização, Gleisson Rubin, o Painel de Viagens é uma ferramenta intuitiva para que o cidadão descubra o que ela oferece. Ele ressaltou que o Brasil foi um dos últimos países da região América Latina a ter a Lei de Acesso à Informação (LAI). ;Ainda é uma experiência recente da administração pública brasileira. Nossa lei tem pouco mais de seis anos. Por ter entrado tão tardiamente, é muito claro, para nós, o sentido de urgência. É preciso reconhecer que o Brasil tem avançado a passos mais rápidos que outras nações nessa agenda;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação