Economia

Previdência: reforma deve criar alíquota para contribuição de servidores

Definição da alíquota extraordinária será de acordo com a necessidade de cada estado

Simone Kafruni
postado em 18/02/2019 19:40
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou de reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta segunda-feira
Após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse que a reforma da Previdência vai estabelecer uma alíquota extra para servidores estaduais. Segundo ele, a taxa pode variar até oito pontos percentuais. As declarações foram dadas na noite desta segunda-feira (18/2) na sede da pasta, em Brasília.

A definição dessa alíquota extraordinária será de acordo com a necessidade de cada estado. ;O aumento na alíquota poderia chegar a até oito pontos percentuais. No meu estado, já cobramos 14,25%;, ressaltou. Segundo Caiado, os governadores apoiam a implementação da alíquota extra.

;Até porque, aquilo que é cobrado hoje no nosso estado já tem esse limite em até 14,25%. Para se ter uma ideia, o desfalque direto no Tesouro por mês é de R$ 200 milhões;, disse. ;O sentimento é exatamente de aprovação dessa alíquota extraordinária que possa suprir essa situação do passivo da Previdência;, completou o governador.

A medida também serve de apoio para angariar apoio à reforma e ajudar aos estados que estão com grave problema fiscal. A proposta vai valer para todos os entes federais. ;Fica mais compatível implantar um sistema que tenha a possibilidade de aplicar com essa alíquota para que todos também possam arcar com aquilo que é responsabilidade dos aposentados;, alegou Caiado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação