Economia

Bolsonaro entrega reforma da Previdência no Congresso Nacional

O presidente entregou o texto ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e saiu sem falar com a imprensa

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 20/02/2019 09:41
Bolsonaro no Congresso entregando reforma da Previdência
Depois de mais de um mês de discussões entre as áreas econômica e política do governo, a principal proposta da área econômica foi apresentada, nesta quarta-feira (20/2). O presidente Jair Bolsonaro chegou, por volta das 9h30, na Câmara dos Deputados, acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e entregou a proposta de reforma da Previdência, que pretende instituir idades mínimas de aposentadoria para os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada.

Bolsonaro entregou o texto ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O presidente saiu sem falar com a imprensa. Na Casa, a proposta passará primeiramente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois irá para uma comissão especial, antes de ir a plenário. Se aprovada em dois turnos por pelo menos três quintos dos deputados (308 votos), a reforma segue para o Senado.

Durante o dia, o presidente gravará um pronunciamento explicando a necessidade de reformar a Previdência. Elaborado em conjunto pela equipe econômica e pelo gabinete presidencial, o discurso será transmitido à noite em cadeia nacional de rádio e televisão.

Oposição

[FOTO1338937]

Explicações


O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, também participaram da cerimônia de entrega do texto. Da Câmara dos Deputados, eles irão direto para o 3; Fórum de Governadores, que ocorre nesta quarta-feira. Guedes e Marinho apresentarão a proposta para os chefes estaduais. Atualmente, sete estados estão em situação de calamidade financeira em meio a orçamentos comprometidos com a folha de pagamento e com as aposentadorias dos servidores locais.

Enquanto Guedes e Marinho estiverem explicando a proposta aos governadores, técnicos da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho detalharão todos os pontos da reforma da Previdência a jornalistas. Na semana passada, Marinho confirmou que o texto proporá a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com calendário de transição de 12 anos.
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação