Agência Estado
postado em 04/03/2019 19:44
A estatal líbia National Oil reiniciou produção limitada em seu grande campo de petróleo Sharara, afirmou nesta segunda-feira uma fonte ligada ao assunto. A retomada ocorre após a retirada de homens armados que ocuparam o local durante três meses.
A reabertura pode trazer alívio aos mercados de petróleo, que têm sido afetados por problemas na oferta da Venezuela e do Irã, alvos de sanções dos Estados Unidos, bem como pelos cortes de produção da Arábia Saudita.
O campo normalmente gera 315 mil barris por dia de petróleo, ou um terço da produção da Líbia. Dois poços foram reabertos e a expectativa é que todo o campo volte a operar totalmente na manhã da terça-feira, segundo a fonte.
Com as maiores reservas de petróleo da África, a Líbia enfrenta dificuldades de produção desde a guerra civil que derrubou o líder Muamar Kadafi, em 2011. Confrontos entre facções rivais têm atrapalhado a produção, que chegou ao nível anterior à guerra de 1,6 milhão de barris por dia em 2012, mas desde então não atinge tal nível. Fonte: Dow Jones Newswires.