Economia

Mercado diminui para 2,3% projeção do PIB de 2019, diz Focus

Segundo os analistas, as perspectivas da atividade econômica pioraram nos últimos dias. Isso porque há sinais de atraso da reforma da Previdência

Hamilton Ferrari
postado em 06/03/2019 13:30

Mercado diminui para 2,3% projeção do PIB de 2019, diz Focus

Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) estimaram que a economia brasileira vai crescer 2,3%. A taxa é menor do que o estimado na semana passada, quando o mercado trabalhava com o avanço de 2,48% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira (6/3) no Relatório Focus, da autoridade monetária. Segundo os analistas, as perspectivas da atividade econômica pioraram nos últimos dias. Isso porque há sinais de atraso da reforma da Previdência.

A equipe econômica do governo federal tem intenção de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no primeiro semestre deste ano. Apesar disso, o mercado não acredita que isso será possível.

Analistas acreditam que a aprovação poderá ocorrer em meados de setembro ou em outubro, o que torna o efeito na economia em 2019 limitado. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou as estimativas para o crescimento econômico mundial e do Brasil.

Segundo as estimativas da entidade, a atividade econômica do país será pior do que o esperado anteriormente, saindo de 2,1% para 1,9%. Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Brasil cresceu 1,1% em 2018.

O Focus também revela que os economistas mantiveram as projeções para a inflação e juros em 3,85% e 6,5% ao ano, respectivamente. Para 2019, a expectativa é de um PIB de 2,7%, inflação de 4% e juros de 8%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação